UTAD prepara receção e integração dos novos estudantes

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ocupou 89,5% das vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, com 1199 candidatos a escolherem a Universidade como primeira opção.

UTAD prepara receção e integração dos novos estudantes
UTAD prepara receção e integração dos novos estudantes. Foto: DR

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro apresenta o maior aumento de estudantes a nível nacional, como ilustram os dados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior.

A UTAD ocupou 1301 vagas do total das 1444 disponíveis em todos os cursos, ou seja 89,5%. De destacar que 1199 estudantes escolheram a como primeira opção a UTAD o que demonstram um forte posicionamento da Universidade na preferência dos estudantes.

Para além do processo de colocação dos estudantes nacionais em curso a UTAD deverá receber mais 256 estudantes estrangeiros ao abrigo do estatuto de estudante internacional.

Os estudantes começaram já a efetivar as matrículas, e ao mesmo tempo a Universidade disponibilizou o amplo espaço no átrio da Biblioteca Central, onde foram colocados balcões de informação sobre as mais variadas áreas de vida na UTAD e de interesse para os estudantes, como sejam: bolsas de estudo; alojamento em residências universitárias, e esclarecimentos e informações prestadas pela Associação Académica e por diferentes Núcleos de Estudantes sobre a vida académica.

Na semana de 17 a 20 de setembro a UTAD vai iniciar um conjunto de atividades Integração para os novos estudantes. Do programa constam ações de informação, científicas e lúdicas em cada uma das Escolas. Cabe aos presidentes de cada uma das escolas e aos diretores de cursos dinamizar as ações o que vai possibilitar “aos estudantes esclarecer todas as dúvidas sobre a nova aventura que abraçam nesta Universidade.“

A Reitoria e Associação de Estudantes vão dinamizar também diversas atividades incluindo um “peddy paper” designado “Viver a UTAD e a Cidade”, Jogos sem Fronteiras e outras, com o objetivo de “uma boa integração dos jovens no meio social e académico local.”

A cerimónia solene de boas vindas está prevista para o Teatro Municipal de Vila Real onde marcam presença o Reitor e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real.