Vacina contra monkeypox através de injeção intradérmica

Vacinação intradérmica contra a monkeypox é recomendada pela Agência Europeia de Medicamentos. A vacinação com Imvanex por injeção intradérmica apenas necessita de um quinto da dose usada por injeção subcutânea.

Vacina contra monkeypox através de injeção intradérmica
Vacina contra monkeypox através de injeção intradérmica. Foto: Rosa Pinto

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) aconselha o uso intradérmico da vacina Imvanex, contra a varíola dos macacos (monkeypox). A vacina já estava autorizada para ser usada por injeção subcutânea (injeção sob a pele) mas estudos mostram que quando administrada por via intradérmica, pode ser usada uma dose menor da vacina.

A EMA indica que as pessoas que recebem a vacina contra a monkeypox como injeção intradérmica (injeção na pele) produzem níveis semelhantes de anticorpos às que recebem a vacina por injeção subcutânea (injeção sob a pele). Para uma injeção intradérmica apenas é preciso um quinto de uma dose de vacina em comparação com a injeção subcutânea.

Para a Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, a recomendação da EMA é “muito importante para uma nova estratégia de vacinação intradérmica contra a monkeypox dado que permitirá aos Estados-Membros vacinar cinco vezes mais pessoas com a oferta de vacinas disponível em da UE, o que garante um maior acesso à vacinação para os cidadãos em risco e para os profissionais de saúde”.

A Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA) liderou e coordenou duas compras totalizando mais de 160.000 doses de vacinas, antes da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

As doses de vacinas devem chegar aos cidadãos o mais rapidamente possível, para responder a necessidades urgentes e imediatas. A Comissão Europeia revela que dentro de semanas, as entregas das vacinas começaram a chegar aos Estados-Membros mais necessitados.

A vacina Imvanex

A vacina Imvanex prepara o corpo para se defender contra a infeção provocada pelos vírus da varíola (varíola), monkeypox e vaccinia. A vacina contém uma forma atenuada do vírus vaccinia chamado “vírus vaccinia modificado Ankara”, que está intimamente relacionado aos vírus da varíola e da monkeypox, mas não causa doenças em humanos e não pode reproduzir-se em células humanas. Devido à semelhança entre esses vírus e o “vírus vaccinia modificado Ankara”, espera-se que os anticorpos produzidos contra o “vírus vaccinia modificado Ankara”, juntamente com outros componentes do sistema imunológico, protejam contra a monkeypox, a varíola e a vaccinia.

Quando uma pessoa recebe a vacina, o sistema imunológico reconhece o vírus na vacina como “estranho” e produz anticorpos contra ele. Quando a pessoa mais tarde entrar em contato com vírus semelhantes, os anticorpos e outros componentes do sistema imunológico serão capazes de combater esses vírus e ajudar a proteger contra as doenças causadas pelo vírus.

A varíola

A monkeypox é uma doença rara causada pela infeção com o vírus monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. A monkeypox começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção que geralmente desenvolve-se entre um a três dias após o início da febre, aparece pela primeira vez no rosto e espalha-se para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.

A monkeypox pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. É transmitido para pessoas de vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitido entre pessoas após contato direto ou indireto. Os surtos atuais relatados desde maio de 2022 são os primeiros relatados fora da África, sem vínculos com áreas endêmicas. Em 23 de julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de interesse internacional.