Vacina COVID-19 da AstraZeneca autorizada no Japão

Japão vai começar a administrar a vacina COVID-19 da AstraZeneca a indivíduos com 18 ou mais anos de idade. A vacina Vaxzevria foi autorizada dado ter apresentado eficácia e segurança em vários ensaios clínicos.

Vacina COVID-19 da AstraZeneca autorizada no Japão
Vacina COVID-19 da AstraZeneca autorizada no Japão. Foto: DR

A vacina COVID-19 da AstraZeneca, Vaxzevria, foi aprovada para uso no Japão. A aprovação especial para uso de emergência para prevenir a COVID-19 causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 é para indivíduos com 18 ou mais anos de idade.

A aprovação foi concedida pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão com base em dados positivos de eficácia e segurança de Fase III do programa de ensaios clínicos da Universidade de Oxford no Reino Unido, Brasil e África do Sul, e ensaio de Fase I / II no Japão.

A Agência de Produtos Farmacêuticos e Médicos do Japão recomenda que o uso da vacina Vaxzevria seja limitado a adultos e administrado por via intramuscular em duas doses de 0,5 mL administradas com quatro a 12 semanas de intervalo, com um intervalo superior a oito semanas sendo preferível para maximizar sua eficácia. Este regime de dosagem demonstrou em ensaios clínicos ser bem tolerado e eficaz na prevenção da COVID-19 sintomática, sem casos graves e sem hospitalizações mais de 14 dias após a toma da segunda dose.

A produção da vacina no Japão já está em curso e as primeiras doses devem estar disponíveis nas próximas semanas.

O vacina Vaxzevria pode ser armazenada, transportada e manuseada em condições normais de frio, ou seja de dois a oito graus Celsius, durante pelo menos seis meses e administrada em ambientes de saúde existentes.