Vacina COVID-19 da AstraZeneca é eficaz em pessoas com 65 e mais anos

Testes, nos EUA, mostram que a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca apresenta uma eficácia de 85% contra a COVID-19 sintomática em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Os testes confirmam ser 100% eficaz contra casos graves e de hospitalização.

Vacina COVID-19 da AstraZeneca é eficaz em pessoas com 65 e mais anos
Vacina COVID-19 da AstraZeneca é eficaz em pessoas com 65 e mais anos. Foto: DR

Análise primária do teste de Fase III da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca, nos EUA, confirma em 76% a eficácia da vacina contra a COVID-19 sintomática, 100% de eficácia contra casos graves da doença ou críticas e de hospitalização, e eficácia de 85% contra a COVID-19 sintomática em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

A eficácia da vacina na prevenção de COVID-19 sintomático foi de 76%, com um intervalo de confiança de 68% a 82%, ocorrendo 15 dias ou mais após a toma de duas doses administradas com quatro semanas de intervalo. Os resultados foram comparáveis ​​entre os grupos etários, com eficácia da vacina de 85%, para um intervalo de confiança de 58% a 95%, em adultos com 65 anos ou mais.

Na prevenção de doenças graves ou críticas e hospitalização, a vacina demonstrou eficácia de 100%. Houve oito casos de COVID-19 grave observados na análise primária com todos os casos no grupo de placebo.

A vacina também foi bem tolerada e não se verificou nenhuma preocupação de segurança relacionada à vacina, refere a AstraZeneca.

Mene Pangalos, vice-presidente executivo de investigação e Desenvolvimento de Biofármacos, da AstraZeneca, refere, citado em comunicado pela biofarmacêutica: “A análise primária é consistente com nossa análise provisória lançada anteriormente e confirma que nossa vacina COVID-19 é altamente eficaz em adultos, incluindo aqueles com 65 anos ou mais. Estamos ansiosos para apresentar nossa solicitação regulatória para Autorização de Uso de Emergência nos EUA e preparar-nos para o lançamento de milhões de doses em toda a América”.