Vacina COVID-19 da Johnson & Johnson mostra ser eficaz contra a Ómicron

Estudo realizado na África do Sul com uma dose de reforço da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson, em pessoas já vacinadas com a mesma vacina, mostra ter uma eficácia contra a variante Ómicron de 85%, contra situações graves da doença.

Vacina COVID-19 da Johnson & Johnson mostra ser eficaz contra a Ómicron
Vacina COVID-19 da Johnson & Johnson mostra ser eficaz contra a Ómicron. Foto: DR

A Johnson & Johnson anunciou em 30 de dezembro de 2021 que os resultados preliminares de um novo estudo sul-africano mostraram que uma dose de reforço (segunda dose) da vacina Johnson & Johnson COVID-19 (Janssen COVID-19) demonstrou 85% de eficácia contra a hospitalização pela COVID-19.

O estudo, conduzido pelo Conselho de Investigação Médica da África do Sul, mostrou que o reforço com a vacina Johnson & Johnson reduziu o risco de hospitalização por COVID-19 entre profissionais de saúde na África do Sul depois que a Ómicron se tornou a variante dominante. Durante os meses estudados (meados de novembro a meados de dezembro), a frequência de Ómicron aumentou de 82% para 98% dos casos de COVID-19 na África do Sul.

Uma segunda análise independente sobre a resposta imune a diferentes regimes de vacinas, conduzida pelo Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), demonstrou que um reforço heterólogo (com vacina diferente, uma mRNA) da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson em indivíduos que inicialmente receberam a vacina da Johnson & Johnson teve como resultado um aumento de 41 vezes nas respostas de anticorpos neutralizantes em quatro semanas após o reforço e um aumento de 5 vezes nas células T CD8 + para a Ómicron em duas semanas. Um reforço de terceira dose com a vacina da Pfizer–BioNTech (BNT162b2) gerou um aumento de 17 vezes nos anticorpos neutralizantes em quatro semanas após o reforço e um aumento de 1,4 vezes nas células T CD8 + em duas semanas.

O aumento nas células T CD8 + geradas pela vacina Johnson & Johnson pode ser a chave para explicar os altos níveis de eficácia contra a doença COVID-19 grave e hospitalização verificados no estudo sul-africano (Sisonke 2), já que a variante Ómicron demonstrou escapar dos anticorpos neutralizantes.

“Os dados do estudo Sisonke 2 confirmam que a dose de reforço COVID-19 da Johnson & Johnson oferece 85% de eficácia contra a hospitalização em áreas onde o Ómicron é dominante”, refere Mathai Mammen, Chefe Global da Janssen Research & Development.

Estes resultados vêm aumentar “o crescente corpo de evidências que mostra que a eficácia da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson permanece forte e estável ao longo do tempo, incluindo contra variantes circulantes como a Ómicron e a Delta ”, e por isso, “acreditamos que a proteção pode ser devido às respostas robustas das células T induzidas pela vacina COVID-19 da Johnson & Johnson. Além disso, esses dados sugerem que a Ómicron não está a afetar as respostas das células T geradas por nossa vacina”, concluiu o especialista, citado em comunicado da Johnson & Johnson.

O estudo sul-africano

Dados do ensaio clinico Sisonke 2, que envolveu 227.310 pessoas foi realizado entre profissionais de saúde na África do Sul que receberam a vacina de dose única Johnson & Johnson COVID-19 como dose primária, mostram que o reforço com a vacina Johnson & Johnson COVID-19 aumentou a eficácia da vacina contra hospitalização em 85%. A dose de reforço foi administrada seis a nove meses após a dose única primária, a eficácia da vacina aumentou ao longo do tempo de 63% em 0 a 13 dias, para 84% em 14 a 27 dias e 85% em 1 a 2 meses após o reforço.

O ensaio Sisonke 2 foi realizado em aproximadamente 350 centros de vacinação em todas as nove províncias da África do Sul. Utilizando dados da Discovery Health, os investigadores do estudo determinaram a eficácia da dose de reforço Johnson & Johnson COVID-19 em 69.092 vacinados em comparação com outros indivíduos que não receberam a dose de reforço. O estudo decorreu de 15 novembro de 2021 a 20 de dezembro de 2021.

Os profissionais de saúde têm um risco aumentado de serem infetados com COVID-19, e em países como a África do Sul, que têm uma população significativa vivendo com comorbidades, os impactos das infeções por SARS-CoV-2 em profissionais de saúde são especialmente profundos. A maioria dos profissionais de saúde sul-africanos que morreram de COVID-19 tinha pelo menos uma comorbidade e muitos tinham várias comorbidades.

“Mesmo antes de se levar em consideração o aumento da infecciosidade do Ómicron, devemos lembrar que os profissionais de saúde na linha de frente correm um risco muito maior de serem afetados com COVID-19, em primeiro lugar”, disse Glenda E. Gray, Presidente e CEO do SAMRC. “Somos, portanto, encorajados a ver que o reforço com o regime de vacina COVID-19 da Johnson & Johnson oferece forte proteção num ambiente desafiador do mundo real, onde há um risco elevado de exposição – não apenas à COVID-19, mas também à altamente transmissível variante Ómicron.”

Nicholas Crisp, Diretor Geral Adjunto do Departamento Nacional de Saúde da África do Sul disse que “os dados que mostram a eficácia do reforço da vacina Ad26.COV.2 contra a Ómicron em Sisonke são importantes, pois esta vacina faz parte do nosso arsenal de combate COVID-19. Esses dados devem tranquilizar os profissionais de saúde que não tomaram sua dose de reforço para serem vacinados o mais rápido possível. ”

Resposta de anticorpos e de células T para diferentes regimes de reforço

Uma análise a 65 indivíduos que receberam a vacinação primária com duas doses de uma vacina de mRNA COVID-19, a vacina BNT162b2, seguida por um reforço também de BNT162b2 ou um reforço heterólogo com a vacina Johnson & Johnson COVID-19, após pelo menos seis meses, descobriu-se que ambos os regimes aumentaram as respostas humorais e celulares contra a Ómicron.

As respostas de anticorpos contra Ómicron foram reforçadas pela vacina Johnson & Johnson COVID-19 e BNT162b2, com a vacina Johnson & Johnson COVID-19 a aumentar os títulos de anticorpos neutralizantes em 41 vezes em quatro semanas após o reforço. Verificou-se que a vacina BNT162b2 aumenta os títulos de anticorpos para um nível mais alto na segunda semana após o reforço, antes de diminuir para representar um aumento de 17 vezes na quarta semana após o reforço. O aumento progressivo dos anticorpos nas semanas após a vacinação de um reforço da Johnson & Johnson é semelhante ao observado após a primeira vacina. A resposta imune rápida seguida pela diminuição da resposta do anticorpo após o reforço de BNT162b2 também é semelhante à observada após o regime de duas doses.

A vacina COVID-19 da Johnson & Johnson reforçou as células T CD8 + reativas com Ómicron em 5,5 vezes, e as células T CD4 + reativas com Ómicron em 3,1 vezes, enquanto o regime homólogo (BNT162b2) aumentou as células CD4 + e CD8 + reativas com Ómicron a Células T em 1,4 vezes.

As células T podem atingir e destruir células infetadas pelo vírus que causa COVID-19 e acredita-se que contribuam para a proteção contra doenças graves. Especificamente, as células T CD8 + podem destruir diretamente as células infetadas e são auxiliadas pelas células T CD4 +.

Esses dados sugerem que o reforço heterólogo tem o potencial de induzir uma forte imunidade mediada por células, que é importante para a memória imunológica e proteção contra doenças graves do trato respiratório inferior. A durabilidade dos regimes de reforço heterólogos e homólogos para a variante SARS-CoV-2 Ómicron ainda precisa ser determinada.

“Como a variante Ómicron sofreu mutação da estirpe SARS-CoV-2 original, há uma necessidade de entender o nível de eficácia das vacinas COVID-19 atualmente autorizadas na proteção contra doenças graves”, disse Dan Barouch, Diretor do Centro de Investigação de Virologia e Vacinas do BIDMC. “Nossa análise mostra que uma dose de reforço da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson gerou um aumento robusto em anticorpos neutralizantes e células T para Ómicron.”