Vacina COVID-19 da Moderna mostra proteger mais que a da Pfizer-BioNTech

Nova investigação verifica que as pessoas que receberam a vacina COVID-19 da Moderna estão em menor risco de serem hospitalizados, no caso de serem infetadas com a doença, em comparação com as que receberam a vacina da Pfizer-BioNTech.

Vacina COVID-19 da Moderna mostra proteger mais que a da Pfizer-BioNTech
Vacina COVID-19 da Moderna mostra proteger mais que a da Pfizer-BioNTech. Foto: DR

Um novo estudo realizado por investigadores da Case Western Reserve University School of Medicine mostrou que as pessoas que receberam a vacina COVID-19 mRNA da Moderna são menos propensas a experimentar casos “graves” da COVID-19, em comparação com as pessoas que receberam a vacina mRNA da Pfizer-BioNTech.

Uma infeção por vacina ocorre quando uma pessoa é infetada após já ter recebido a vacinação completa (duas doses da vacina de mRNA), como refere o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, dos EUA.

O estudo examinou as infeções por SARS-CoV-2, hospitalizações e taxas de mortalidade quando a variante Delta era predominante. As conclusões de estudo foram publicada no Journal of the American Medical Association

Rong Xu, professor de bioinformática e Diretor do Center for AI in Drug Discovery na Case Western Reserve School of Medicine e autor do estudo, disse que o estudo analisou registos informáticos de saúde de mais de 637.000 pacientes, totalmente vacinados, de 63 organizações de saúde nos Estados Unidos, tendo abrangido diversas geografias, idades, raças e etnias, níveis de renda e grupos de seguros.

“Infeções inovadoras por COVID, hospitalização e mortalidade associadas à variante Delta foram comparadas entre os destinatários da vacina Moderna mRNA e os destinatários da vacina Pfizer mRNA, considerando as características do paciente e o tempo variável desde a vacinação”, disse Rong Xu.

Os dados incluíram infeções por COVID-19 que ocorreram entre julho e novembro de 2021, quando a Delta foi responsável por quase todos os casos. Incidentes de infeções revolucionárias foram incluídos se a pessoa não tivesse sido previamente infetada com COVID-19 ou tivesse recebido uma vacina de reforço. A equipa de investigadores considerou dados demográficos, determinantes sociais da saúde, transplantes e comorbidades. As taxas de hospitalização de pacientes até 60 dias após a infeção por COVID-19 também foram comparadas.

Os resultados mostram que a taxa de incidência mensal de casos foi maior naqueles que receberam a vacina Pfizer-BioNTech, em comparação com os que receberam a vacina Moderna. Por exemplo, os dados mostraram 2,8 casos entre os vacinados com Pfizer–BioNTech, em comparação com 1,6 casos por 1.000 pessoas em novembro de 2021. A taxa de hospitalização de 60 dias foi de 12,7% para os beneficiários da Moderna e 13,3% para os beneficiários da Pfizer–BioNTech.

Não foi observada diferença significativa nas taxas de mortalidade entre aqueles que receberam a vacina Moderna e a vacina Pfizer-BioNTech.

“Embora haja uma diferença nas novas infeções, ambas as vacinas são altamente protetoras contra a infeção por SARS-COV2 e especialmente contra as consequências mais graves da infeção”, disse Pamela B. Davis, investigadora coautora do estudo.

Para a investigadora são necessários mais estudos “para avaliar os resultados das doses de reforço e também a proteção conferida às populações especialmente vulneráveis ​​pelas vacinas.”