Vacina COVID-19 da Moderna mostra ser eficaz nas variantes EG.5 e FL1.5.1

Farmacêutica Moderna mostra que vacina COVID-19 atualizada é eficaz na variante EG.5 - “Eris” - e na variante FL1.5.1 -“Fornax” –, variantes em crescimento e que tendem a tornar-se dominantes.

Vacina COVID-19 da Moderna mostra ser eficaz nas variantes EG.5 e FL1.5.1
Vacina COVID-19 da Moderna mostra ser eficaz nas variantes EG.5 e FL1.5.1. Foto: DR

Dados de ensaios clínicos da vacina COVID-19 atualizada da farmacêutica Moderna confirmam que a vacina gera resposta imune robusta em humanos contra as novas variantes de SARS-CoV-2 a EG.5, vulgarmente designada “Eris”, considerada uma variante dominante de preocupação, bem como a variante FL 1.5.1, vulgarmente designada “Fornax” e que se espalha rapidamente.

De acordo com a farmacêutica Moderna a vacina atualizada deverá estar disponível, com aprovação pendente, nas próximas semanas para a temporada de vacinação do próximo outono.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou recentemente a variante “Eris”, como uma variante de interesse. A “Eris” é agora a variante dominante nos EUA de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ao mesmo tempo em que representa uma proporção crescente de casos de COVID em todo o mundo. A variante FL 1.5.1, ou “Fornax”, também está a começar a surgir, nomeadamente em regiões dos EUA.

“Estes novos resultados mostram que a nossa vacina atualizada contra COVID-19 gera uma resposta imune robusta contra as variantes EG.5 e FL 1.5.1 que se espalham rapidamente, e refletem a capacidade da nossa vacina atualizada de lidar com ameaças emergentes de COVID-19”, disse Stephen Hoge, presidente da farmacêutica Moderna. “A Moderna está empenhada em alavancar a tecnologia de mRNA para fornecer segurança de saúde em todo o mundo”.

Além de demonstrar uma resposta imune humana contra as variantes EG.5 e FL 1.5.1, a Moderna indica que dados de ensaios clínicos confirmando que a sua vacina COVID-19 atualizada mostrou respostas imunes humanas robustas nas principais variantes circulantes em 2023. Com estes novos dados, a Moderna confirmou uma resposta de anticorpos contra as variantes de preocupação.

A Moderna apresentou a vacina COVID-19 atualizada à Food and Drug Administration dos EUA, à European Medicines Agency (EMA) e a outros reguladores em todo o mundo. Com autorização pendente, a Moderna indica que a vacina estará pronta a ser administrada no próximo outono.