Vacina COVID-19 da Novavax aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos

Agência Europeia de Medicamentos aprova a vacina Nuvaxovid contra a COVID-19. A vacina da farmacêutica Novavax é a quinta aprovada na União Europeia, e neste caso para uso em duas doses para pessoas a partir dos 18 anos.

Vacina COVID-19 da Novavax aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos. Foto: DR

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou o uso da vacina COVID-19 da Novavax, a Nuvaxovid, para prevenir da COVID-19 pessoas a partir dos 18 anos de idade. A Nuvaxovid deve ser administrada em duas injeções, geralmente no músculo da parte superior do braço, com 3 semanas de intervalo.

A Nuvaxovid é a quinta vacina recomendada na União Europeia (UE) para prevenir COVID-19. É uma vacina à base de proteínas que, juntamente com as vacinas já autorizadas, irá apoiar as campanhas de vacinação nos Estados-Membros da UE durante a atual fase da pandemia.

A vacina foi submetida a uma avaliação exaustiva, no Comité de Medicamentos Humanos da EMA, que concluiu que os dados sobre a vacina são robustos e que cumpriam os critérios da UE para a eficácia, segurança e qualidade.

Os resultados de dois ensaios clínicos principais revelaram que a Nuvaxovid foi eficaz na prevenção da COVID-19 em pessoas a partir dos 18 anos de idade. Os estudos envolveram um total de mais de 45.000 pessoas. No primeiro estudo, cerca de dois terços dos participantes receberam a vacina e os outros receberam uma injeção de placebo (simulada); no segundo estudo, os participantes foram divididos igualmente entre os que tomaram Nuvaxovid e os que receberam um placebo.

O primeiro estudo, realizado no México e nos Estados Unidos, levou a uma redução de 90,4% no número de casos sintomáticos de COVID-19 após 7 dias da segunda dose da administração da vacina Nuvaxovid.

O segundo estudo foi realizado no Reino Unido e também mostrou uma redução semelhante no número de casos de COVID-19 sintomáticos em pessoas que receberam a vacina Nuvaxovid. Neste estudo, a eficácia da vacina foi de 89,7%.

Em conjunto, os resultados dos dois estudos mostram uma eficácia da vacina Nuvaxovid de cerca de 90%. A estirpe original de SARS-CoV-2 e algumas variantes preocupantes, como Alfa e Beta, foram as estirpes virais mais comuns em circulação durante os estudos. A EMA refere que, atualmente, os dados de eficácia da Nuvaxovid contra outras variantes preocupantes, incluindo a Ómicron são limitados.

A EMA indica que os efeitos secundários observados com a Nuvaxovid nos estudos foram geralmente ligeiros ou moderados e desapareceram alguns dias após a vacinação. Os mais comuns foram sensibilidade ou dor no local da injeção, cansaço, dores musculares, dor de cabeça, uma sensação geral de indisposição, dores nas articulações e náuseas ou vómitos.