Vacina COVID-19: dose de reforço para maiores de 60 anos e pessoas vulneráveis

Agências europeias recomendam administração de segunda dose de reforço da vacina COVID-19, a todas as pessoas com mais de 60 anos e a todas as pessoas vulneráveis. Ocorre aumento de infeções com hospitalização e em Cuidados Intensivos.

Vacina COVID-19: dose de reforço para maiores de 60 anos e pessoas vulneráveis
Vacina COVID-19: dose de reforço para maiores de 60 anos e pessoas vulneráveis. Foto: DR

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, sigla em inglês) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) recomendam segundas doses de reforço das vacinas COVID-19 para pessoas entre 60 e 79 anos e para pessoas com condições médicas que as coloquem em alto risco de doença grave.

Em abril de 2022, ambas as agências tinham recomendado o segundo reforço para pessoas com mais de 80 anos. Agora, face ao aumento no ressurgimento de infeções, as agências consideraram segundos reforços para pessoas numa faixa etária interior.

Dose de reforço para pessoas acima de 60 anos e pessoas vulneráveis

Os dados apontam para uma nova onda de infeções que está a ocorrer na Europa, com taxas crescentes de hospitalizações e nas unidades de cuidados intensivos. A atual evolução leva as agências europeias de saúde pública a considerar ser fundamental a toma de uma segunda dose de reforço pelas pessoas entre 60 e 79 anos, bem como por pessoas vulneráveis ​​de qualquer idade.

A segunda dose de reforço deve ser administrada pelo menos quatro meses após a toma do anterior reforço e em especial em pessoas que receberam o reforço anterior há mais de 6 meses. As agências lembram que as vacinas atualmente autorizadas continuam a ser altamente eficazes na redução de hospitalizações por COVID-19, doenças graves e mortes no contexto de variantes emergentes do SARS-CoV-2.

Stella Kyriakides, a Comissária Europeia para a Saúde e Segurança Alimentar referiu: “As nossas vacinas COVID-19 funcionam e oferecem bons níveis de proteção contra doenças graves e hospitalização. Com casos e hospitalizações aumentando novamente à medida que entramos no período de verão, peço a todos que sejam vacinados e reforçados o mais rápido possível. Não há tempo a perder”.

A Comissária acrescentou: “Peço aos Estados Membros que lancem segundas doses de reforço para todos com mais de 60 anos, bem como para todas as pessoas vulneráveis ​​imediatamente e exorto todos os elegíveis a se apresentarem e serem vacinados. É assim que protegemos a nós mesmos, nossos entes queridos e nossas populações vulneráveis.’

“Atualmente estamos a ter taxas crescentes de notificação de casos de COVID-19 e uma tendência crescente nas admissões e ocupação de hospitais e em Cuidados Intensivos em vários países, impulsionadas principalmente pela sublinhagem BA 5 da Omicron”, disse Andrea Ammon, diretora do ECDC.