Vacina da AstraZeneca de Itália aguarda controlo de qualidade

Vacina da AstraZeneca encontrada em Itália aguarda resultado de controlo antes de ser enviada para os países da COVAX e para países da União Europeia. A vacina da sofre um controlo de qualidade antes de ser movimentada.

Vacina da AstraZeneca de Itália aguarda controlo de qualidade
Vacina da AstraZeneca de Itália aguarda controlo de qualidade

A AstraZeneca acaba de indicar que não há atualmente exportações planeadas de vacinas contra a COVID-19, exceto para os países da COVAX. E que 13 milhões de doses de vacina estão a aguardar a libertação do controlo de qualidade para serem enviadas para a COVAX como parte do compromisso da empresa de fornecer milhões de doses para países de baixo rendimento.

A vacina que a polícia italiana identificou estar armazenada foi fabricada fora da União Europeia (UE) e levada à fábrica da Anagni, em Itália, para enchimento de frascos.

A AstraZeneca lembra que a União Europeia apoia totalmente o abastecimento de países de baixo e médio rendimento através do mecanismo COVAX.

A biofarmacêutica esclarece que existem 16 milhões de doses à espera de serem libertadas do controlo de qualidade para serem enviada para a Europa. Aproximadamente 10 milhões de doses serão entregues aos países da União Europeia durante a última semana de março, e as restantes doses da vacina deverá ser entregue em abril quando as doses forem aprovadas para libertação após controlo de qualidade.

Para a AstraZeneca é incorreto descrever este 29 milhões de doses como stock. O processo de fabrico de vacinas é muito complexo e demorado. Em particular, as doses da vacina devem aguardar a libertação do controlo de qualidade após a conclusão do enchimento dos frascos.