Vacina da gripe é vital em tempo de COVID-19, para pacientes com asma

Devido à pandemia de COVID-19 a vacina contra a gripe é importante para manter os pulmões saudáveis. Para os pacientes com asma a vacina da gripe sazonal é uma prioridade, podendo fazer a diferença entre a vida e a morte.

Vacina da gripe é vital em tempo de COVID-19, para pacientes com asma
Vacina da gripe é vital em tempo de COVID-19, para pacientes com asma

Os pacientes com asma estão entre os mais vulneráveis ​​aos efeitos da gripe. Dado que este ano a COVID-19 continua a espalhar-se, é mais importante do que nunca que qualquer pessoa com asma tome a vacina contra a gripe para se manter saudável e longe dos hospitais.

A asma “representa, este ano, uma ameaça dupla com a COVID-19 em conjunto com a gripe sazonal regular”, referiu o alergologista J. Allen Meadows, presidente do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia. Qualquer pessoa com asma deve ter muito cuidado para evitar contrair a gripe. Se vier a ficar com gripe, pode precisar de tratamento médico para prevenir doenças graves ou até a morte.”

A gripe pode causar aumento da inflamação em pessoas que já lutam com as vias aéreas inchadas e sensíveis. Isso pode causar pneumonia e outras doenças respiratórias graves e piorar os sintomas da asma. Como os sintomas da gripe e os sintomas da COVID-19 podem refletir-se uma à outra, não é incomum o aparecimento de febre, fortes dores no corpo, fadiga, dor de garganta e tosse seca ou ambas.

Allen Meadows referiu: “A asma é a condição médica mais comum entre crianças hospitalizadas com gripe e uma das condições médicas mais comuns entre adultos hospitalizados. Ficar hospitalizado durante uma pandemia não é desejável e pode ser prevenido.”

O Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia esclareceu que qualquer pessoa com alergia a ovo não tem que ter nenhuma precaução especial e deve tomar a vacina contra a gripe.

O esclarecimento dos especialistas é devido a que muitas pessoas com alergia ao ovo acreditam erradamente que não podem tomar a vacina contra a gripe ou que a devem tomar no consultório do alergologista. Como esta vacina contém apenas vestígios de ovo, é segura para todos, incluindo para as pessoas com alergia a ovo, e nenhuma precaução especial é necessária.