Vacina nasal contra a COVID-19 previne transmissão da doença

Vacina intranasal que fornece imunidade local durável contra agentes patogénicos inalados está em desenvolvimento. A vacina estimula imunidade no trato respiratório é de fácil uso, não necessita de congelamento.

Vacina nasal contra a COVID-19 previne transmissão da doença
Vacina nasal contra a COVID-19 previne transmissão da doença

É através do inspirar e expirar que o coronavírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19, entra no nariz. E embora tenha havido um notável progresso no desenvolvimento de vacinas contra SARS-CoV-2, como as vacinas já disponíveis da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, mas ainda não temos uma vacina nasal aprovada para fornecer imunidade à mucosa no nariz, que é a primeira barreira contra o vírus antes de chegar aos pulmões.

Um passo mais perto de uma vacina nasal

Num artigo publicado na iScience, Navin Varadarajan, da Universidade de Houston, e indica que está em curso o desenvolvimento de uma vacina de subunidade intranasal que fornece imunidade local durável contra agentes patogénicos inalados.

“A vacinação da mucosa pode estimular a imunidade sistémica e da mucosa e tem a vantagem de ser um procedimento não invasivo adequado para a imunização de grandes populações”, referiu Navin Varadarajan. “No entanto, a vacinação da mucosa tem sido dificultada pela falta de entrega eficiente do antígeno e pela necessidade de adjuvantes apropriados que possam estimular uma resposta imune robusta sem toxicidade.”

Para resolver esses problemas, Navin Varadarajan em colaboração com Xinli Liu, da Universidade de Houston e especialista em entrega de nanopartículas foi possível encapsular o agonista do estimulador de genes do interferon (STING) dentro de partículas de lipossomas para produzir o adjuvante denominado NanoSTING. A função do adjuvante é promover a resposta imunológica do organismo.

“O NanoSTING tem o tamanho de uma partícula em torno de 100 nanómetros, que exibe propriedades físicas e químicas significativamente diferentes do adjuvante convencional”, referiu Xinli Liu.

“Usamos NanoSTING como o adjuvante para vacinação intranasal e sequenciamento de RNA de célula única para confirmar o tecido linfoide associado ao nariz como um local indutivo após a vacinação. Os resultados mostram que a formulação da vacina candidata é segura, produz respostas imunológicas rápidas – dentro de sete dias – e induz imunidade abrangente contra SARS-CoV-2 “, esclareceu Navin Varadarajan.

Uma limitação fundamental das atuais vacinas contra a COVID-19 é não serem projetadas para induzir imunidade da mucosa. Como o trabalho anterior com outros agentes patogénicos respiratórios como a gripe mostrou, esterilizar a imunidade à reinfeção do vírus requer respostas imunes adaptativas no trato respiratório e no pulmão.

Vantagens da vacina nasal

A vacina nasal também servirá para distribuir vacinas de forma equitativa em todo o mundo, de acordo com os investigadores. Estima-se que os países mais desenvolvidos já garantiram e vacinaram grande percentagem da população, enquanto milhares de milhões de pessoas em países como Índia, África do Sul e Brasil não estão imunizados. Surtos e disseminação viral são conhecidos por facilitar a evolução viral, levando à diminuição da eficácia de todas as vacinas.

“A distribuição equitativa requer vacinas que sejam estáveis ​​e que possam ser enviadas facilmente. Como mostramos, cada um de nossos componentes, a proteína (liofilizada) e o adjuvante (NanoSTING) são estáveis ​​durante mais de 11 meses e podem ser armazenados e enviados sem a necessidade de congelamento”, referiu Navin Varadarajan.

Navin Varadarajan é cofundador da AuraVax Therapeutics Inc., uma empresa de biotecnologia pioneira no desenvolvimento de novas vacinas e terapias intranasais para ajudar os pacientes a derrotar doenças debilitantes, incluindo COVID-19. A empresa tem um contrato de licença exclusiva com a Universidade de Houston no que diz respeito à propriedade intelectual que cobre vacinas intranasais e tecnologias de agonistas STING.