Vacina para a COVID-19 anunciada hoje pela Johnson & Johnson

Johnson & Johnson anuncia uma vacina para a COVID-19. A parceria com a Autoridade Biomédica dos EUA vai investir de mais de mil milhões de dólares no desenvolvimento de vacinas. Os testes começam em setembro de 2020.

Vacina para a COVID-19 anunciada hoje pela Johnson & Johnson
Vacina para a COVID-19 anunciada hoje pela Johnson & Johnson. Foto: © Rosa Pinto

A Johnson & Johnson anunciou hoje que identificou um candidato a vacina COVID-19, depois de um trabalho de investigação que vem realizando desde janeiro de 2020. A Companhia farmacêutica anunciou também a expansão da parceria entre as empresas farmacêuticas Janssen da Johnson & Johnson e a Autoridade Biomédica de Investigação e Desenvolvimento Avançado, dos EUA. O objetivo é uma rápida expansão da capacidade de fabrico da Companhia, com o objetivo de fornecer mais de mil milhões de doses de vacina.

A Companhia multinacional espera iniciar estudos clínicos em humanos, com a nova vacina, o mais tardar em setembro de 2020 e prevê que os primeiros lotes da vacina COVID-19 possam estar disponíveis para autorização de uso emergencial pela FDA no início de 2021, o que é um período substancialmente curto em comparação com o típico processo de desenvolvimento de vacinas.

A Autoridade Biomédica dos EUA e a Johnson & Johnson juntas vão envolver mais de mil milhões de dólares em investimentos para investigação, desenvolvimento e testes clínicos. A Johnson & Johnson vai usar a sua plataforma de vacinas e vai alocar recursos, incluindo pessoal e infraestrutura globais para o desenvolvimento da nova vacina.

A Johnson & Johnson indicou hoje que a Autoridade Biomédica dos EUA e a própria Companhia vão investir para identificar possíveis tratamentos antivirais contra o novo coronavírus. Um trabalho que está também a ser realizado em parceria o Instituto Rega de Pesquisa Médica (KU Leuven / Universidade de Leuven), na Bélgica.