Vacinação contra a COVID-19 começa a 27 de dezembro na União Europeia

Vacina da Pfizer-BioNTech contra a COVID-19 começa a ser ministrada na União Europeia a partir de 27 de dezembro. A vacina recebeu uma autorização condicional de comercialização da Comissão Europeia.

Vacinação contra a COVID-19 começa a 27 de dezembro na União Europeia

A Comissão Europeia concedeu uma autorização condicional de comercialização (CMA) para a vacina COVID-19 desenvolvida pela BioNTech e Pfizer, depois da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter dado parecer científico a considerar a vacina segura, eficácia e de qualidade.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou: “Aprovamos a primeira vacina segura e eficaz contra COVID-19. Mais vacinas virão em breve. As doses da vacina hoje aprovada estarão disponíveis para todos os países da UE, ao mesmo tempo, nas mesmas condições. Os próximos dias europeus de vacinação também serão um grande momento de unidade. Esta é uma boa maneira de terminar este ano difícil e começar a virar a página sobre esta pandemia. Estamos todos juntos nisto.”

A BioNTech e a Pfizer apresentaram um pedido formal de autorização condicional de comercialização em 1 de dezembro, à Agência Europeia de Medicamentos, que procedeu a análise dos dados numa “revisão contínua”.

Com base no parecer positivo da EMA, a Comissão verificou todos os elementos de apoio à autorização de introdução no mercado e consultou os Estados-Membros antes de conceder a autorização condicional de introdução no mercado.

A vacina BioNTech-Pfizer é baseada na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). Isso permite que as células fabriquem fragmentos inofensivos de proteínas virais que o corpo humano usa para construir uma resposta imunológica para prevenir ou combater infeções naturais subsequentes. Quando uma pessoa recebe a vacina, as células leem as instruções genéticas e produzem fragmentos da “proteína spike“, uma proteína na superfície externa do vírus que é usada para entrar nas células do corpo, para se replicar e causar doenças. O sistema imunológico da pessoa tratará essa proteína como estranha e produzirá defesas naturais – anticorpos e células T – contra essa proteína spike.

Vacinação

A Comissão, os Estados-Membros e a Pfizer estão a trabalhar para a entrega das primeiras doses a 26 de dezembro, para que os dias de vacinação na União Europeia possam começar a 27, 28 e 29 de dezembro de 2020.

As entregas das vacinas aos Estados-Membros vão continuar em dezembro e numa base semanal constante durante os meses seguintes. A distribuição das 200 milhões de doses contratualizadas está programada para ser concluída até setembro de 2021. A Comissão e os Estados-Membros estão a trabalhar para ativar as 100 milhões de doses adicionais, também previstas no contrato.