Vão ser criadas vinte universidades europeias até 2024

Até ao verão de 2019 devem ser conhecidas as primeiras 12 universidades europeias. Para a constituição destas universidades candidataram-se 54 alianças de universidades. Para o efeito está reservado um investimento de 60 milhões de euros.

Universidades europeias
Universidades europeias. Foto: TVEuropa

Mais de 300 instituições de ensino superior de 31 países europeus, incluindo de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE) apresentaram propostas um total de 54 alianças no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias.

As instituições incluem universidades gerais e baseadas na investigação, universidades de ciências aplicadas, universidades técnicas, bem como escolas de arte e de medicina. Cerca de 80 % das alianças propostas têm entre cinco e oito parceiros, criando pontes educativas em toda a Europa e assegurando uma ampla cobertura geográfica.

A Comissão Europeia (CE) reservou 60 milhões de euros para este primeiro projeto-piloto no âmbito do programa Erasmus +, pelo que as primeiras 12 universidades europeias devem ser selecionadas até ao verão de 2019.

A CE indicou que vai ser lançado, ainda este ano, um segundo convite à apresentação de propostas. O objetivo é construir, pelo menos, vinte universidades europeias até 2024, no contexto do Espaço Europeu da Educação.