Variante Ómicron pode levar a rápida sobrecarga dos hospitais

Organização Mundial da Saúde mostra preocupação com a variante Ómicron: A variante está a espalhar-se rapidamente em países com altos níveis de vacinação. Devido à Ómicron as hospitalizações no Reino Unido e na África do Sul continuam a aumentar.

Variante Ómicron pode levar a rápida sobrecarga dos hospitais
Variante Ómicron pode levar a rápida sobrecarga dos hospitais- Foto: TVEuropa/arquivo

A variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é uma variante altamente divergente com um alto número de mutações, incluindo 26 a 32 mutações na proteína spike, algumas destas mutações são preocupantes e podem estar associadas ao potencial de escapar às defesas imunitárias e ter e maior transmissibilidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que, em 16 de dezembro de 2021, a variante Ómicron foi identificada em 89 países, e que a compreensão sobre a Ómicron continuará a evoluir à medida que mais dados se tornem disponíveis.

Para a OMS a ameaça geral representada pela Ómicron depende amplamente de quatro questões principais:

a) grau de transmissibilidade da variante;

b) grau de proteção das vacinas e de infeção já havida de COVID-19 contra a infeção, transmissão, doença clínica e morte;

c) grau de virulência em comparação com outras variantes;

d) entendimento das populações das dinâmicas, perceção dos riscos e o acompanhamento das medidas de controlo, incluindo saúde pública e medidas sociais.

A OMS refere que há evidências consistentes de que a Ómicron tem uma vantagem de crescimento substancial superior à variante Delta. A Ómicron está a espalhar-se significativamente mais rápido do que a variante Delta, em países com transmissão comunitária documentada, com um tempo de duplicação entre 1,5 a 3 dias.

Também se verifica que a Ómicron está a espalhar-se rapidamente em países com altos níveis de imunidade populacional e permanece incerto até que ponto a taxa de crescimento rápido observada pode ser atribuída à evasão imunológica, aumento da transmissibilidade intrínseca ou uma combinação de ambos. No entanto, com base nos dados atuais disponíveis, é provável que a Ómicron ultrapasse a Delta onde ocorre a transmissão na comunidade.

A OMS esclarece que ainda existem dados limitados sobre a gravidade clínica da Ómicron, sendo necessários mais dados para entender o perfil de gravidade e como esta é afetada pela vacinação e imunidade pré-existente.

As hospitalizações no Reino Unido e na África do Sul continuam a aumentar e, devido ao rápido aumento do número de casos, é possível que muitos sistemas de saúde se tornem rapidamente sobrecarregados.

Os dados preliminares sugerem que existe uma redução nos anticorpos neutralizantes contra Ómicron nas pessoas que receberam uma série de vacinação primária ou naqueles que tiveram infeção anterior por SARS-CoV-2, o que pode sugerir um nível de evasão às defesas imunitárias.

Ainda existem dados limitados disponíveis, e não existe evidência revista por pares, sobre a eficácia da vacina para a Ómicron. Os resultados preliminares dos estudos de eficácia da vacina (desenho com teste negativo) foram obtidos na África do Sul e na Inglaterra, no Reino Unido.

Mas os dados preliminares disponíveis devem ser interpretados com cautela, pois os projetos podem estar sujeitos a viés de seleção e os resultados são baseados em números relativamente pequenos. Os resultados da Inglaterra indicam uma redução significativa na eficácia da vacina contra doenças sintomáticas para Ómicron em comparação com Delta após duas doses da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca. Houve, no entanto, maior eficácia duas semanas após um reforço com a vacina da Pfizer, que foi ligeiramente menor ou comparável ao da Delta.

Um estudo sem revisão por pares realizado por investigadores da África do Sul, usando dados de seguro saúde privado, relatou reduções na eficácia da vacina da Pfizer contra infeção e, em menor grau, contra hospitalização.

A precisão do diagnóstico de PCR e testes de diagnóstico rápido baseado em antígeno usados ​​rotineiramente não parece ser afetada pela Ómicron. A maioria das sequências variantes do Ómicron relatadas incluem uma deleção no gene S, que pode causar uma falha no alvo do gene S (SGTF) em alguns ensaios de PCR. A OMS recomenda que a confirmação seja obtida por sequenciação.

Espera-se que as intervenções terapêuticas para o tratamento de pacientes com COVID-19 grave ou crítico associado à variante Ómicron que direcionam as respostas do hospedeiro (como corticosteroides e bloqueadores do recetor de interleucina 6) permaneçam eficazes. No entanto, dados preliminares sugerem que alguns dos anticorpos monoclonais desenvolvidos contra SARS-CoV-2 podem ter diminuído a neutralização contra Ómicron. Os anticorpos monoclonais precisarão ser testados individualmente quanto à sua ligação ao antígeno e neutralização do vírus, e esses estudos devem ser priorizados.