Vila Nova de Cerveira vence prémio europeu #BeActive

Prémio europeu #BeActive, na categoria intergeracional, atribuído ao município de Vila Nova de Cerveira. Um reconhecimento pelo projeto que incentiva e motiva os cidadãos, especialmente a comunidade sénior, a adotarem estilos de vida saudáveis.

Vila Nova de Cerveira vence prémio europeu #BeActive
Vila Nova de Cerveira vence prémio europeu #BeActive. Foto: Rosa Pinto

A comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, anunciou os vencedores da nona edição dos Prémios #BeActive que recompensam projetos e indivíduos dedicados à promoção do desporto e da atividade física em toda a Europa, e entre os vencedores está o município de Vila Nova de Cerveira.

Houve 12 finalistas a concorrer para o grande prémio em quatro categorias: educação, local de trabalho, herói local e intergeracional.

Vila Nova de Cerveira vence prémio europeu #BeActive
Vila Nova de Cerveira vence prémio europeu #BeActive. Foto: © UE

O município de Vila Nova de Cerveira venceu o prémio #BeActive Intergeracional, onde eram candidatos finalistas também a Niedersächsische Kinderturnstiftung, Alemanha, e a Universidade de Múrcia, Espanha. Um reconhecimento pelo projeto que incentiva e motiva os cidadãos, especialmente a comunidade sénior, a adotarem estilos de vida saudáveis.

O projeto identificou e promoveu novas atividades que incentivam a integração de pessoas com 60 ou mais anos em programas desportivos e contribuem para um estilo de vida saudável.

Um objetivo alcançado através de um conjunto de ações integradas, como a partilha e divulgação de boas práticas, e o estudo e organização de competições desportivas com jogos adaptados à idade.

Os quatro vencedores recebem 10 000 euros e cada finalista recebe 2 500 euros, a fim de apoiar, inovar e desenvolver ações no âmbito dos seus projetos baseados no valor do desporto. Os Prémios #BeActive foram criados como parte central da Semana Europeia do Desporto que é assinalada anualmente.