O Vinho Verde Fest que decorre em Braga nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, vai contar com a presença de mais de 150 referências de vinho verde, e permitir promover e degustar as melhores marcas de Vinho Verde.
”O objetivo é utilizar a maior cidade da região para dar mais visibilidade aos vinhos verdes na sua promoção”, explicou Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga. O Vinho Verde Fest é organizado pela Câmara Municipal de Braga e pela Associação Comercial de Braga.
Durante os três dias do festival do vinho verde são várias as atividades, incluindo showcookings e provas de vinhos e espumantes de vinho verde, que envolvem “provas de vinhos documentadas, presença de grandes chefes da região como o Renato Cunha para celebrar o vinho verde e gastronomia”, indicou o vereador da CMB.
O lançamento da Cerveja da Adega de Ponte da Barca com a Letra e a eleição dos melhores vinhos verdes da feira de 36 produtores, todos com o selo do evento, é outra das atividades. Altino Bessa lembrou: “Temos seis distritos presentes e 48 municípios diferentes. É uma grande oportunidade para a ativação de marca dos vinhos verdes junto dos consumidores”.
A edição de 2019 do Vinho Verde Fest vai realizar-se em simultâneo com a Expocidades, Mostra turística das cidades do Eixo Atlântico, com a representação de 30 cidades do norte de Portugal e da Galiza. Esta simultaneidade “é uma sinergia perfeita na promoção da cultura, da gastronomia e do vinho dos dois países”.
O vinho verde é uma atividade que produz 200 milhões de euros de riqueza por ano na região e que exporta mais de 100 milhões anualmente. “Uma atividade muito importante para a criação de emprego” e fomentadora da economia local e da riqueza da região”.
Em 2018, as vendas de vinho verde para fora de Portugal atingiram 64 milhões de euros, a um preço médio de 2,2 a 2,3 euros por litro, segundo a Comissão de Viticultura. Os Estados Unidos e a Alemanha continuam a ser os principais mercados externos entre os “mais de 100” onde o vinho verde chega. França, Canadá, Reino Unido e Japão seguem-se na lista dos países que mais compram vinho verde e “o mercado nacional tem-se comportado bem”, ficando com quase metade do vinho vendido.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta