“Vinhos do Atlântico” vai reunir em Valença a excelência vitivinícola do Minho e Galiza

“Vinhos do Atlântico” vai reunir em Valença a excelência vitivinícola do Minho e Galiza
“Vinhos do Atlântico” vai reunir em Valença a excelência vitivinícola do Minho e Galiza

Autarquia de Valença anunciou a edição de 2025 da mostra “Vinhos do Atlântico”. O evento irá decorrer no Jardim Municipal de Valença no fim-de-semana de 14 e 15 de junho, para celebrar a excelência vitivinícola da Ribeira Minho, do Minho e da Galiza.

A apresentação do “Vinhos do Atlântico” decorreu no Arquivo Municipal de Valença, tendo Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal, sublinhado a importância estratégica da iniciativa, dado tratar-se de “uma aposta na promoção da riqueza vínica de Valença e dos concelhos da Ribeira Minho, reforçando a identidade e o valor dos nossos vinhos”.

A mostra “Vinhos do Atlântico” integra-se na estratégia municipal de valorização do setor primário, em particular das explorações vitivinícolas valencianas, e insere-se no contexto do processo de criação da sub-região dos Vinhos Verdes da Ribeira Minho, indica a autarquia em comunicado.

Andreia Amorim, promotora do certame, destacou, no momento da apresentação, a originalidade do evento, realçando que “é o único que reúne, num só espaço, produtores do Minho e da Galiza, reforçando a ligação histórica e cultural entre as duas margens do rio Minho”.

Um evento que convida os visitantes a embarcar numa verdadeira viagem sensorial pelos vinhos atlânticos, envolvendo provas vínicas, roteiros enoturísticos pela Fortaleza de Valença, gastronomia regional, concertos ao ar livre e showcookings com chefs de renome. Na programação estão envolvidas adegas, enólogos, gastrónomos e produtores que darão a conhecer a autenticidade e a riqueza das castas e tradições vínicas da região transfronteiriça.

Do cartaz cultural do evento consta atuações de destaque, como Big Daddy Wilson, conceituado artista norte-americano do blues elétrico e soul, e o grupo Galandum Galundaina, expoente da música tradicional mirandesa, que prometem momentos memoráveis ao longo do fim-de-semana.