Vinte portugueses já foram retirados do Sudão

Vinte portugueses que se encontravam no Sudão já foram retirados para fora do país. O Ministério dos Negócios Estrangeiros indica que devido à situação de guerra o processo de retirada foi articulado com outros países aliados.

Vinte portugueses já foram retirados do Sudão
Vinte portugueses já foram retirados do Sudão. Foto: DR

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) indicou em comunicado que vinte cidadãos nacionais que manifestaram, junto das autoridades portuguesas, a intenção de abandonar o Sudão já estão fora do país. Os portugueses já se encontravam afastados das zonas de maior perigo desde segunda-feira.

De acordo com o MNE os cidadãos nacionais que optaram por regressar a Portugal têm assegurada ajuda do Estado português para o respetivo transporte e os restantes cidadãos que escolheram outros destinos estão igualmente em contacto permanente com as entidades consulares que têm acompanhado de forma permanente todo o processo, desde o eclodir do conflito.

Dois portugueses permanecem no Sudão, um no sul do país por opção própria, o outro em Porto Sudão, já que optou por aguardar por uma deslocação no quadro das Nações Unidas, organização à qual pertence, esclareceu o MNE.

A operação de retirada dos cidadãos nacionais de território sudanês resulta da articulação de Portugal com países aliados.