Visa alerta para fraudes e faz recomendações para compras mais seguras no Natal

Visa partilha recomendações úteis para evitar fraudes com pagamentos por processos digitais, durante a época festiva. Phishing e skimming são técnicas usadas pelos burlões. A Visa descreve algumas recomendações para o comprador se proteger.

Visa alerta para fraudes e faz recomendações para compras mais seguras no Natal
Visa alerta para fraudes e faz recomendações para compras mais seguras no Natal. Foto: Rosa Pinto

As compras online têm vindo a aumentar devido a fatores de natureza prática, preços, e sobretudo por questão de tempo e deslocações. Nos períodos de promoção e festivos, como o atual período natalício e de fim-do-ano, todo o comércio online possui picos de atividade. Este é um dos momentos mais adequados aproveitado pelos burlões.

Nestes períodos os criminosos recorrem a novas técnicas devido ao maior interesse e urgência dos consumidores em encontrar ofertas especiais. No mais recente relatório “Holiday Edition Threats Report“, a Visa compilou alguns dos principais tipos de ciberataques detetados.

De entre os ciberataques a Visa alerta os consumidores portugueses para as seguintes técnicas:

o phishing, que consiste no envio de e-mails que se fazem passar por empresas ou organismos públicos e solicitam informações pessoais e bancárias ao utilizador;

o skimming, em que o burlão rouba os dados do cartão utilizado no momento da transação, com o objetivo de o reproduzir ou clonar para depois o utilizar de forma ilegal. Os cenários mais comuns em que o skimming ocorre são nos locais de venda ou nas caixas automáticas (ATM).

“Os autores de fraudes aproveitam especialmente estas épocas de grande consumo, como o Natal, para efetuar tentativas de fraude”, afirma Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal. “Na Visa, estamos empenhados na segurança e fiabilidade dos nossos utilizadores, com a promessa de monitorização de ameaças 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo durante a época mais movimentada do ano.”

A Visa recomenda aos consumidores que não abdicam de fazer as suas compras de Natal nesta altura, as melhores práticas para uma compra segura incluem:

Comprar em comerciantes conhecidos: Limitar-se a marcas de confiança e bem conhecidas. Caso considere comprar numa loja desconhecida, faça uma pesquisa para verificar a sua reputação e autenticidade.

Proteger as informações pessoais: Confirmar que o website utiliza tecnologia segura. No momento da compra, o website deve começar por “https://”. O “s” significa seguro e que os dados estão a ser encriptados e enviados através de uma ligação segura.

Evitar redes Wi-Fi públicas para fazer compras: As redes Wi-Fi públicas são frequentemente pouco seguras, o que facilita o roubo de informações por parte de piratas informáticos. Nos momentos de compras, deve ser sempre utilizada uma ligação à Internet segura e privada.

Ter cuidado com ofertas `demasiado boas´: As ofertas em websites e em mensagens de correio eletrónico não solicitadas podem muitas vezes parecer demasiado boas para serem verdadeiras, especialmente quando apresentam preços extremamente baixos em artigos difíceis de obter. Os consumidores devem sempre desconfiar deste tipo de ofertas.

A Visa, que lidera mundialmente em pagamentos digitais, assume que a segurança e a fiabilidade são para a empresa uma prioridade máxima durante todo o ano. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de 10 mil milhões de dólares em tecnologia com o objetivo de reduzir a fraude e aumentar a segurança da rede. E só nos primeiros seis meses de 2023, a Visa indica que ajudou a bloquear proactivamente 27 mil milhões de euros em fraudes, evitando que muitos soubessem que estavam em risco de uma potencial transação fraudulenta.