Volvo Cars desenvolve carros autónomos com auxílio de famílias suecas

Volvo Cars começa a desenvolver carros autónomos com a ajuda de famílias suecas. As famílias vão testar os carros nas estradas públicas de Gotemburgo e vão transmitir informação aos engenheiros da Volvo do projeto ‘Drive Me’.

Família Hain participa no projeto 'Drive Me' da Volvo Cars
Família Hain participa no projeto 'Drive Me' da Volvo Cars. Foto: DR

As famílias Hain e Simonovski, da região de Gotemburgo, receberam já os SUV premium Volvo XC90 com os quais vão participar no projeto ‘Drive Me’. No início de 2018 mais três famílias vão entrar no projeto e nos próximos quatro anos devem estar envolvidas até 100 pessoas no ‘Drive Me’.

As famílias vão contribuir para o ‘Drive Me’ com dados considerados fundamentais para a Volvo Cars, permitindo que os engenheiros monitorizem o uso diário e a interação com o carro, ao mesmo tempo que as famílias usam o veículo nas tarefas diárias, como a ida e vinda para o trabalho, o levar os filhos à escola ou na ida às compras.

A Volvo Cars pretende ter um carro totalmente autónomo comercialmente disponível até 2021, e os dados do projeto ‘Drive Me’ vão desempenhar um papel crucial no desenvolvimento desses carros autónomos.

Alex Hain, de 45 anos de idade, um dos elementos da família envolvida no ‘Drive Me’, referiu: “É ótimo fazer parte deste projeto”, pois “temos a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento da tecnologia que um dia irá permitir salvar vidas”.

O projeto ‘Drive Me’vai envolver clientes reais que vão testar os diferentes estágios da tecnologia de assistência ao condutor até ao estágio de um veículo totalmente autónomo.

Henrik Green, vice-presidente do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Volvo, esclareceu que o “‘Drive Me’é um projeto de investigação importante para a Volvo Cars”, e acrescentou: “Esperamos aprender muito com o envolvimento destas famílias e usaremos suas experiências para moldar o desenvolvimento da nossa tecnologia de condução autónoma, de modo que, até 2021, possamos oferecer aos nossos clientes um carro totalmente autónomo”.

As famílias Hain e Simonovski receberam um Volvo XC90, cada uma, equipado com a mais recente tecnologia de assistência ao condutor, da Volvo, bem como uma variedade de câmaras e sensores para monitorar seu comportamento e fornecer informações sobre os ambientes envolventes.

Durante as primeiras etapas, as famílias manterão as mãos no volante e supervisionarão a condução em todos os momentos ao usar os automóveis. Mas, ao longo do tempo, todos os participantes no projeto ‘Drive Me’ serão gradualmente introduzidos em carros de condução assistida mais avançados, depois de receber um treino especial.

Na fase inicial os carros vão ser testados em ambientes controlados com a supervisão de um especialista em segurança da Volvo, e a passagem para à tecnologia mais avançada é feita se houver garantias de segurança. A Volvo Cars assegura que quer manter em cada passo a liderança em segurança automóvel.

A Volvo Cars indicou que a família Hain compreende Alex e Paula, ambos de 45 anos, e as filhas Filippa de 17, e Smilla de 14. A família Hain foi a primeira família escolhida para participar do ‘Drive Me’ no início do ano.

Agora a família Hain é acompanhada, no projeto, por Sasko Simonovski, de 44 anos e a esposa Anna de 41, e dos filhos Elin de 10, e William de 8. As próximas famílias vai entrar no projeto à medida que este progrida.

Família Simonovski participa no projeto 'Drive Me' da Volvo Cars
Família Simonovski participa no projeto ‘Drive Me’ da Volvo Cars. Foto: DR