Web Summit 2020 com forte participação da Comissão Europeia

Presidente da Comissão Europeia e vários comissários vão participar diretamente na Web Summit de 2020, que este ano é totalmente em formato digital. A Comissão vai esclarecer a proposta para a “Década Digital da Europa”.

Web Summit 2020 com forte participação da Comissão Europeia
Web Summit 2020 com forte participação da Comissão Europeia

A Comissão Europeia participa mais uma vez na Web Summit. A conferência realiza-se nos dias 2 a 4 de dezembro de 2020, em formato totalmente digital. A Comissão é representada pela Presidente Ursula von der Leyen, pelos vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, pela vice-presidente Věra Jourová e pelos comissários europeus Elisa Ferreira, Mariya Gabriel, Thierry Breton, Stella Kyriakides e Mairead McGuinness.

Durante a Web Summit especialistas da Comissão vão também estar disponíveis para esclarecer questões sobre oportunidades e programas de apoio à inovação e empreendedorismo.

“A Europa é um continente de inovadores e de pioneiros digitais. Temos industrias líderes mundiais que estão agora a transformar a forma como trabalhamos. Com uma arena dinâmica de startups – de Dublim a Berlim, de Estocolmo a Lisboa – temos o potencial de nos tornarmos líderes globais na transição digital. Mas não somos ainda os líderes que podemos ser”, escreveu Ursula von der Leyen no blog da Web Summit.

Para a Comissão Europeia a transição digital e a forte aposta na inovação são prioridades e um pilar essencial no contexto atual e na recuperação pós-pandemia, em direção a uma União Europeia mais sustentável, mais digital, mais resiliente e socialmente justa.

Na Web Summit a Comissão Europeia vai continuar a esclarecer a sua proposta para a “Década Digital da Europa”. Uma proposta com que a Comissão pretende garantir que nenhum Estado-Membro fica para trás na digitalização global.

Da participação da Comissão Europeia na Web Summit constam:

Ursula Von Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, quarta-feira, 2 de dezembro, 12h20 às 12h40: A Europe for Everybody;

Věra Jourová, Vice-presidente dos Valores e Transparência, quarta-feira, 2 de dezembro, 14h30 às14h45: Defending democracy in Europe, com Shona Ghosh Business Insider;

Frans Timmermans, Vice-presidente executivo do Pacto Ecológico Europeu, quarta-feira, 2 de dezembro, 15h30 às 15h45: The future of Europe is green com Mariana Barbosa, Editor at ECO;

Thierry Breton, Comissário europeu do Mercado Interno, quarta-feira, 2 de dezembro, 15h45 às 16h00: Deeper and wider: A European digital economy com Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, e Melissa Heikkilä, Politico (edição europeia);

Elisa Ferreira, Comissária europeia da Coesão e Reformas, quarta-feira, 2 de dezembro 16h10 às 16h25: A more cohesive Europe, com Jean-François van Boxmeer, Vodafone e Laura Kayali, Politico (edição europeia);

Stella Kyriakides, Comissária europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos, quarta-feira, 2 de dezembro, 16h55 às 17h15: Collaboration in a crisis: Is Covid stress testing the EU? com Karen Tso, CNBC;

Valdis Dombrovskis, Vice-presidente executivo de Uma Economia ao serviço das Pessoas, quinta-feira, 3 de dezembro, 12h25 às 12h40: Building a European economy for the people com Gillian Tett, Financial Times;

Mariya Gabriel, Comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, quinta-feira, 3 de dezembro, 18h20 às 18h35: Innovating and connecting during a pandemic com Xavier Bettel, primeiro-ministro do Luxemburgo, e Ryan Heath Politico (edição europeia);

Margrethe Vestager, Vice-presidente executiva de Uma Europa Preparada para a Era Digital, sexta-feira, 4 de dezembro, 14h20 às 14h45: In conversation with Margrethe Vestager em conversa com Nicholas Thompson, Wired;

Mairead McGuinness, Comissária europeia dos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, sexta-feira, 4 de dezembro, 16h50 às 17h15: Building back up: The economy in 2021 com Swaha Pattanaik, Reuters Breakingviews.

Na participação nesta edição da Web Summit, a Comissão Europeia conta ainda com um grupo de especialistas de várias direções-gerais disponíveis para uma interação próxima e para o esclarecimento sobre oportunidades de financiamento e outras, nomeadamente:

Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias: oportunidades e políticas da UE em matéria de mercado único digital, segurança da Internet e ciência e inovação digital.

Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas: programas da UE destinados a ajudar à competitividade das PME e nos domínios da investigação, do ambiente, da energia e do setor das pescas.

Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros: oportunidades e políticas da UE em matéria de crescimento económico, emprego, finanças públicas e estabilidade financeira.

Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão: políticas e programas de financiamento da UE em matéria de emprego, assuntos sociais, competências e mobilidade dos trabalhadores.

Direção-geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME: oportunidades e políticas da UE no domínio do mercado único, da indústria, do empreendedorismo e das PME.

Direção-geral da Política Regional e Urbana: políticas europeias relativas às regiões e cidades e política de coesão, onde se incluem muitos dos fundos europeus de desenvolvimento regional.

Direção-Geral da Investigação e Inovação: oportunidades e políticas da UE em matéria de investigação, ciência e inovação, nomeadamente o programa Horizonte Europa.

Direção-Geral da Comunicação: comunicação da Comissão e diálogo com as entidades e cidadãos.

Vários momentos da participação da Comissão Europeia na Web Summit podem ser acompanhados através do canal EbS e através das contas das redes sociais: Facebook e Twitter e Facebook do evento.