Escolha calçado que evite lesões

Muitas das lesões do foro ortopédico têm origem na utilização de sapato não adequado ao pé e ao tipo de caminhada. O peso de uma pessoa, o tipo de piso e o local da caminhada devem determinar o tipo de calçado a usar.

Calçado
Foto de Rosa Pinto

Para Nuno Corte Real, Coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital de Cascais, citado em comunicado do Hospital, “mais importante que as inúmeras caraterísticas individuais que o calçado deve ter, desde a cor, design, tamanho, formato e marca, há dois aspetos que são fundamentais na hora de escolher o melhor calçado, falamos do peso do desportista e do tipo de piso onde se vai praticar desporto”.

É conhecida a importância para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa caminhar ou correr, independentemente do aporte físico e da idade. Todos os movimentos associados ao andar e ao correr melhoram a condição física, ajudam a manter o peso ideal, diminuem os níveis de stresse e ansiedade e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Uma atividade que deve, em alguns casos, ter o acompanhamento médico.

“O peso da pessoa é um fator de extrema importância, na medida em que a corrida multiplica o impacto do peso do corpo entre três a seis vezes”, refere Nuno Corte Real, e especifica que “num indivíduo de 60 quilos, o calçado terá de suportar um impacto mínimo de 180 quilos, multiplicado pelo número de quilómetros feitos pela pessoa. Um reforço de dez por cento nos elementos amortecedores, caraterística muito importante a ter em conta, já que absorve o impacto inicial onde se exerce a maior pressão e reduz em cerca de 20 quilos a força no impacto de uma pessoa de 70 quilos”.

Mas em caso de dificuldade na aquisição de calçado adequado a cada tipo de piso, o especialista recomenda que “deve ser considerado o piso que se utiliza com mais frequência”, mas acrescenta que se deverá ter em conta “calçado com maior tração para a terra batida, com maior capacidade de amortecimento na corrida em alcatrão e, se o local escolhido for a praia, que permita amortecer o impacto na areia”.