Atenas vence prémio “Capital Europeia da Inovação 2018”

Atenas é a “Capital Europeia da Inovação 2018”, uma designação devido à importância que a cidade dá à inovação. O prémio, no valor de um milhão de euros, foi entregue pelo Comissário Europeu Carlos Moedas na Web Summit, em Lisboa.

Atenas vence prémio “Capital Europeia da Inovação 2018”
Atenas vence prémio “Capital Europeia da Inovação 2018”. Foto: TVEuropa

A capital da Grécia, Atenas, é a “Capital Europeia da Inovação 2018”. Um prémio atribuído pela Comissão Europeia, no valor de um milhão de euros, financiado pelo programa de investigação e inovação da União Europeia, Horizonte 2020. Uma distinção que foi hoje conhecida durante a Conferência “Web Summit” que decorre em Lisboa.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para Investigação, Ciência e Inovação, fez o anúncio da cidade vencedora a partir do palco da “Web Summit”, e indicou também que as cidades de Aarhus, na Dinamarca, Hamburgo, na Alemanha, Lovaina, na Bélgica, Toulouse, na França e Umeå, na Suécia, ficaram em segundo lugar, com um prémio no valor de 100 mil euros cada. Um valor a ser pelas cidades para “dinamizar as atividades locais no domínio da inovação e colaborar com outras cidades.”

“As cidades são faróis de inovação. Funcionam como ímanes para o talento, o capital e as oportunidades. Com o prémio atribuído à Capital Europeia da Inovação, recompensamos as cidades que fazem um esforço suplementar para se transformarem de forma a testarem novas ideias e tecnologias e fazerem com que os seus cidadãos possam ser ouvidos”, referiu Carlos Moedas.

O Comissário Europeu referiu ainda que “Atenas destaca-se como o exemplo do que uma cidade que enfrenta muitos desafios e pode alcançar grandes resultados. Graças à inovação, Atenas encontrou novos objetivos, que lhe permitiram inverter a crise económica e social. O exemplo da Grécia demonstra que o que importa não são as dificuldades, mas sim a forma como as superamos.”

A decisão da escolha de Atenas deveu-se, indicou a Comissão Europeia, devido a cidade atribuir “grande importância à inovação e à forma como esta pode ajudar as comunidades locais a mudarem e a abrirem-se ao mundo.”

De entre várias inovações promovidas por Atenas, encontram-se os projetos seguintes:

Projeto POLIS², que tem por objetivo revitalizar edifícios abandonados através da concessão de pequenas subvenções aos residentes, às pequenas empresas, às comunidades criativas e a outros grupos da sociedade civil e assim dar nova vida a todos os bairros de Atenas.

Renovação do mercado público de Kypseli, um edifício histórico com 90 anos, levada a cabo com o apoio ativo dos cidadãos de Atenas, que tem por objetivo criar um novo mercado de empreendedorismo social que acolha exposições, seminários, espetáculos de teatro e outras iniciativas.

Fazer do complexo Serafio, um parque infantil comunitário popular, um espaço que possa acolher toda uma série de iniciativas tais como a “Athens digital lab”, a “Open schools” ou a “Athens culture net”, e um espaço para eventos inovador, na sequência de uma decisão conjunta do município e da comunidade local.

A iniciativa “Curing the limbo”, que dá aos refugiados e migrantes a possibilidade de estabelecerem contactos com outros residentes a fim de aprenderem a língua, desenvolverem novas competências, encontrarem oportunidades de emprego e empenharem-se numa cidadania ativa.

Conselho digital, no âmbito do qual a cidade reuniu empresas e instituições de ensino a fim de oferecer ações de formação em literacia digital e tecnologia cívica, bem como promover inovações sustentáveis, como os ecopontos inteligentes.

Campanha “This is Athens” no âmbito da qual a cidade convidou voluntários a falarem sobre o presente e o passado de Atenas a parte do número recorde de 5 milhões de turistas que visitaram Atenas em 2017.