Kia Soul Ev

Nenhuma marca pode ficar de fora da oferta elétrica. As marcas, como a Kia, têm vindo definir estratégias e posicionamentos no mercado dos elétricos. Jorge Farromba dá uma visão do modelo Kia Soul Ev e das suas principais caraterísticas.

Kia Soul Ev
Kia Soul Ev. Foto: DR

A Kia juntamente com outras marcas não podia ficar alheia à eletrificação que se impôs em todas marcas e, para tal, tem sabido, com inteligência e estratégia, desbravar novos caminhos (segmentos de mercado) para se afirmar no Continente Europeu.

Sabendo que não pode viver somente de um modelo elétrico na marca, mas de vários para diferentes públicos, dotou o Soul da sua variante elétrica, num modelo que começou por existir a combustão. E aqui o trabalho dos engenheiros foi eficaz e eficiente, pois a colocação das baterias sob o piso em nada beliscou o interior do Soul.

Kia Soul Ev
Kia Soul Ev. Foto: DR

O modelo, pela sua irreverência, tenta de algum modo captar públicos mais jovens (e nalguns cores de carroçaria, p.ex, preto e laranja, a beleza deste conceito sobressai mais).

O design mais quadrado do exterior, a ausência de grelha dianteira e um interior onde a irreverência e a jovialidade se destacam (as colunas de som permitem emitir som com várias tonalidades de cor) são disso exemplo. O espaço interior é, em todo o habitáculo, de bom nível e o acesso ao mesmo idem.

Kia Soul Ev
Kia Soul Ev. Foto: DR

O motor elétrico debita 111CV, mais que suficientes para uma utilização citadina que é o core do SOUL, a par da autonomia anunciada de 212km. Como modelo confortável e espaçoso, o Soul serve exatamente o propósito para que foi criado com um chassis claramente vocacionado para este propósito e com uma direção que se revela leve e ágil.

O Kia Soul Ev mantém-se como um automóvel que não se assusta com saídas para fora de cidade, mas onde é preciso estar atento aos postos de carregamentos, que não raras vezes estão avariados, ou desativados.

Kia Soul Ev
Kia Soul Ev. Foto: DR

Com 7 anos de garantia e 8 anos para as baterias, o Soul está disponível por cerca de 30.000€