COVID-19: Organização Mundial da Saúde classifica situação como pandémica

Nas últimas duas semanas os focos de coronavírus propagaram-se por vários países, bem como o número de infetados. Uma situação de a Organização Mundial da Saúde passou a classificar com pandemia.

COVID-19: Organização Mundial da Saúde classifica situação como pandémica
COVID-19: Organização Mundial da Saúde classifica situação como pandémica.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) referiu, hoje, que nas últimas duas semanas, fora da China, o número de infetados com coronavírus cresceu 13 vezes. Um crescimento da COVID-19 que já se espalhou por vários países por todo o mundo e ao mesmo tempo, e por isso a OMS classifica o surto como pandemia.

Para a OMS, no entanto, a classificação de pandemia não significa qualquer mudança nas orientações para conter a propagação do novo coronavírus, mas que os governos devem adotar urgentemente ações mais agressivas para conter o vírus.

O responsável pela OMS indicou que as medidas adotadas por “vários países demonstraram que o vírus pode ser eliminado e controlado”, no entanto, o desafio para muitos países é lidar vários focos de transmissão do vírus.

A OMS lembrou que há quatro áreas chave: preparar e estar preparado; detetar, proteger e tratar: reduzir a transmissão e aprender e inovar.