Parlamento Europeu aprova 6,2 mil milhões de euros para crise e vacinas COVID-19

Orçamento retificativo de 6,2 mil milhões de euros foi aprovado pelo Parlamento Europeu. As verbas vão ser usadas para fazer face à crise motivada pelo novo coronavírus e para aquisição de vacinas contra a COVID-19.

Parlamento Europeu aprova 6,2 mil milhões de euros para crise e vacinas COVID-19
Parlamento Europeu aprova 6,2 mil milhões de euros para crise e vacinas COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

O Parlamento Europeu (PE) aprovou o orçamento retificativo para 2020 para fazer face ao impacto da crise devido à pandemia do novo coronavírus e financiar a estratégia de vacinação contra a COVID-19.

O orçamento retificativo vai disponibilizar 6,2 mil milhões de euros para reforçar o Instrumento de Apoio de Emergência, com o objetivo de financiar a estratégia de vacinação contra a COVID-19, e dar resposta às necessidades de pagamento adicionais para a coesão até ao final do ano, na sequência da adoção da Iniciativa de Investimento em Resposta ao Coronavírus + (CRII+).

Deste montante global, 1,09 mil milhões de euros vão apoiar o desenvolvimento e a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus (a Comissão utilizará esta verba como um adiantamento para a pré-encomenda de doses de vacinas) e 5,1 mil milhões de euros vão para a coesão.

O orçamento retificativo foi aprovado pelo PE, com 643 votos a favor, 29 contra e 14 abstenções, ao abrigo do processo de urgência, tendo sido votado diretamente em sessão plenária no seguimento da posição adotada pelo Conselho, em 11 de setembro, e da sua apresentação pela Comissão em 28 de agosto.