Projeto português vence Prémio Europeu RegioStars

Projeto sobre Bioindústria, Biorrefinarias e Bioprodutos vence Prémio Europeu RegioStars na Categoria de Crescimento Sustentável: Economia Circular. O projeto é da empresa BLC3, sediada em Oliveira do Hospital.

Projeto português vence Prémio Europeu de RegioStars
Projeto português vence Prémio Europeu de RegioStars. Foto: © DR

O ‘Centro Bio: Bioindústria, Biorrefinarias e Bioprodutos’, um projeto da empresa BLC3, sediada em Oliveira do Hospital, vence Prémio da Comissão Europeia RegioStars na Categoria ‘Crescimento Sustentável: Economia Circular’.

Os Prémios RegioStars 2016, promovidos pela Comissão Europeia, são abertos a todas as regiões da União Europeia, e dizem respeito a projetos que tenham beneficiado de investimentos desde 1 de Janeiro de 2000.

Corina Cretu, Comissária europeia de Política Regional, referiu, citada em comunicado, que “o Centro Bio é sobre reciclagem, uma temática que é muito importante para o nosso planeta e para os nossos cidadãos”, e acrescentou que o “projeto mostra que a inovação funciona não apenas nas grandes cidades, mas também nas zonas rurais. E é algo que representa o futuro para todos nós”.

João Nunes, fundador da Associação BLC3, indicou que “o projeto ‘Centro Bio’ foi lançado com o apoio dos fundos estruturais e de investimento. Sem este apoio e financiamento não seria possível chegarmos a este nível. O Centro Bio é uma infraestrutura tecnológica para desenvolver conhecimento e para desenvolver uma solução para a resolução dos grandes incêndios florestais”.

O Centro Bio venceu o prémio RegioStars entre 23 finalistas de toda a Europa, mas não é a primeira vez que o projeto vence prémios dado que já ganhou três prémios de excelência.

O projeto representa um investimento público-privado de 9,2 milhões de euros, mas já deu impulso para a criação de 24 subprojectos de Investigação e Desenvolvimento, e para a criação de quatro spinoffs e de seis novas empresas, bem como de um investimento de 125 milhões de euros (acompanhado pelo Banco Europeu de Investimento).

O projeto apoiou também a criação da All – Associação Portuguesa de Bioeconomia e Economia Circular, fazendo a ligação entre a sociedade e as partes interessadas, assim como a criação de 38 projetos de empreendedorismo académico, envolvendo 2360 jovens.

O concurso RegioStars, uma iniciativa da Comissão Europeia, é lançado anualmente com o objetivo de reconhecer as boas práticas no desenvolvimento regional e de distinguir os projetos inovadores apoiados pelos fundos da política de coesão da União Europeia que tenham um impacto positivo na vida dos cidadãos.

Os critérios de seleção dos projetos envolvem: a inovação, o impacto, a sustentabilidade e a parceria, e os projetos distinguidos centram-se no crescimento e investimento, através de políticas visionárias que conduzam a um crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo.