Novas variantes “preocupantes” do coronavírus no Reino Unido

Foram identificadas novas variantes "preocupantes" do coronavírus SARS-CoV-2, no Reino Unido, informou Matt Hancock, Ministro da Saúde, no Parlamento. Também foi identificada a variante sul-africana em 105 casos, em várias zonas do país.

Novas variantes “preocupantes” do coronavírus no Reino Unido
Novas variantes “preocupantes” do coronavírus no Reino Unido

A variante sul-africana do coronavírus SARS-CoV-2 foi identificada em 105 casos no Reino Unido. Onze dos casos podem não estar ligados com viagens internacionais, disse hoje no Parlamento britânico Matt Hancock, Ministro da Saúde.

Matt Hancock acrescentou que atualmente não há evidências que a variante seja mais grave do que as já conhecidas, mas que é necessário lidar com força contra a propagação do vírus, e afirmou: “A nossa missão deve ser interromper a propagação completamente – e quebrar as cadeias de transmissão.”

A nova variante da África do Sul foi encontrada em zonas de Broxbourne, Londres, Maidstone, Southport, Walsall e Woking, e os serviços estão a fazer testes extras e a sequenciar todos os testes positivos.

Os serviços estão a ir de porta em porta e a testar todas as pessoas nas áreas onde foi encontrada a variante. O Ministro informou que “unidades de teste móveis serão implantadas, oferecendo testes de PCR às pessoas que precisam de sair de casa para trabalhar ou para outros motivos essenciais.”

Novas mutações preocupantes do vírus

Matt Hancock informou o Parlamento Britânico que foram identificados 11 casos de mutações “preocupantes” do SARS-Cov-2 em Bristol e 32 casos em Liverpool.

Dada a preocupação com as novas variantes o Governo do Reino Unido está a oferecer testes de diagnóstico COVID-19 a todas as pessoas com 16 anos ou mais, mesmo às que tenham já sido vacinadas.