A União Europeia (UE) atribui à Albânia mais 15 milhões de euros para reforçar as capacidades de defesa e as capacidades das Forças Armadas. Esta é a segunda medida de assistência bilateral à Albânia no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz elevando para 28 milhões de euros o apoio até agora.
A decisão do Conselho da União Europeia tem como objetivo reforçar ainda mais a capacidade das Forças Armadas Albanesas para se mobilizarem de forma atempada e eficaz e poderem contribuir com as operações e missões da Política Comum de Segurança e Defesa da UE e com as organizações internacionais.
“A Albânia é um parceiro próximo e consistente da UE em política externa e de segurança, contribui para as operações da UE e é aliada da OTAN. O fortalecimento da nossa cooperação em matéria de segurança e defesa com a Albânia reforça diretamente a estabilidade, a segurança e a paz europeias”, afirmou Kaja Kallas, Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Presidente do Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE
Através da medida do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, a UE vai fornecer às Forças Armadas Albanesas veículos blindados leves multifuncionais, bem como veículos táticos e de engenharia e, quando necessário, suprimentos e serviços relacionados, incluindo treino operacional e de manutenção.














