São Jacinto, em Aveiro, acolhe Festival Dunas com show aéreo, desportos e muitos concertos

São Jacinto, em Aveiro, acolhe Festival Dunas com show aéreo, desportos e muitos concertos
São Jacinto, em Aveiro, acolhe Festival Dunas com show aéreo, desportos e muitos concertos

A Baía de São Jacinto, em Aveiro, recebe o Festival Dunas, de 22 a 24 de agosto. Dois dias que para além de uma programação musical onde constam artistas conhecidas como Gisela João, Ana Bacalhau e David Fonseca, haverá diversas atividades desportivas, e proezas aéreas. Um festival com entrada gratuita.

Da programação consta que no sábado, 23 de agosto, pelas 15 horas, sobre a Baía de São Jacinto ocorrerá o Aveiro Air Show, um espetáculo aéreo de duas horas com seis tipos de aeronaves: YAK 52, EXTRA 330, CITABRIA, FANTASMA, RV 7 e C337 SKY MASTER. A zona de expositores contará com a presença da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), do Quiosque da Aviação, do AeroClube de Viseu, simuladores de voo e dos paramotores AIRBOSSDUNAS, que oferecerão aos visitantes uma imersão no universo da aviação.

No domingo, 24 de agosto, o Fly-In Dunas irá satisfazer os apaixonados pela aviação, com uma concentração de dezenas de aeronaves na pista do Regimento de Infantaria n.º10.

Mas, o programa musical arranca logo na sexta-feira, 22 de agosto, com Gisela João, às 22h00, na Praça Carlos Roeder. A fadista, que celebra 12 anos de carreira, apresenta um novo álbum que presta homenagem à liberdade, com arranjos originais que reforçam a sua identidade artística singular.

No mesmo dia, às 18h30, a dupla Best Youth sobe ao palco do Cais da Rampa, junto à Ria de Aveiro, para um concerto intimista ao pôr-do-sol. Com o espetáculo Everywhen”, Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves exploram o conceito de tempo, numa performance que combina música e elementos visuais para criar uma experiência envolvente.

No sábado, dia 23 de agosto, após o espetáculo aéreo, Ana Bacalhau irá atuar às 22h00 na Praça Carlos Roeder. Conhecida pela sua entrega apaixonada, a cantora apresenta temas como o single “Orelhas Moucas”, um malhão animado que reflete a sua crescente influência como autora. Mais cedo, às 18h30, Minta & The Brook Trout oferecem outro momento intimista junto à Ria, com canções do seu quinto álbum, incluindo singles como “Cantaloupe” e “Please Make Room For Me Please”.

O festival encerra no domingo, dia 24 de agosto, às 18h, com David Fonseca, na Praça Carlos Roeder. O músico traz uma atuação multimédia que revisita êxitos como “Someone That Cannot Love” e “Futuro Eu”. Com mais de dez álbuns editados, incluindo o recente “Living Room Bohemian Apocalypse”, David Fonseca promete um final memorável.

Inscrições para atividades desportivas já estão abertas e enceram logo que esgotarem a capacidade. O programa desportivo destaca-se pela ligação à natureza e à cultura marítima da região, ao oferecer experiências como o surf, a canoagem e stand up paddle.

Para organizar estas atividades, a Câmara Municipal de Aveiro indica a importante cooperação da Associação Desportiva e Cultura de São Jacinto, da Colectividade Popular de Cacia e da Associação de Canoagem de Cacia, entidades e associações desportivas locais que desempenham um papel de destaque na organização destas iniciativas.

No domingo, 24 de agosto, os visitantes terão ainda a oportunidade de experimentar frisbee, uma atividade a cargo do clube Gambozinos, e participar num torneio de voleibol de praia, organizado pelo Clube de Voleibol de Aveiro, reforçando o espírito competitivo e comunitário do Festival.

As inscrições para a Prova de Orientação, organizada pelo Ori-Estarreja, também já estão também abertas no site do Festival. Este momento, um dos destaques do evento, desafia os participantes a explorar o território de São Jacinto através de um percurso de navegação.

Outro momento emblemático será a Caminhada ao Molhe Norte, no domingo, dia 23 de agosto, que atrai anualmente dezenas de entusiastas da natureza e do pedestrianismo. O percurso oferece vistas únicas sobre a Ria de Aveiro, o mar e a praia de São Jacinto, proporcionando uma experiência inesquecível. As inscrições estão disponíveis no site do Festival.

Será ainda possível fazer inscrição no local, no dia da atividade, sujeita à disponibilidade, caso não seja possível fazê-lo antecipadamente (embora a participação não esteja garantida).

Com um programa que combina música, natureza e desporto, o Festival Dunas de São Jacinto 2025 potência a vivência dos valores naturais, do turismo militar, da cultura e do convívio em família, convidando todos a três dias de animação e partilha num dos cenários mais emblemáticos do litoral português.