Prêmio Nobel da Paz de 2025 atribuído a Maria Corina Machado

Prêmio Nobel da Paz de 2025 atribuído a Maria Corina Machado
Prêmio Nobel da Paz de 2025 atribuído a Maria Corina Machado. Ilustração: Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

O Comité Norueguês do Nobel decidiu conceder o Prémio Nobel da Paz de 2025 a Maria Corina Machado. Um prémio que reconhece o trabalho incansável de promover os direitos democráticos do povo da Venezuela e pela luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.

Líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos.

Como, é indicado em comunicado de imprensa, “Maria Corina Machado tem sido uma figura-chave e unificadora de uma oposição política que antes era profundamente dividida – uma oposição que encontrou um ponto em comum na reivindicação por eleições livres e um governo representativo.”

“É precisamente isso que está no cerne da democracia: a nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo discordando. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto em comum”, concluiu o comunicado de impressa do Prémio Nobel.