
O tradicional Concerto de Reis promovido pela Fundação da Casa de Bragança é às 16h00 a 4 de janeiro de 2026, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa. O concerto terá Ricardo Ribeiro, uma das vozes mais marcantes e respeitadas do Fado contemporâneo, e a participação especial do grupo de cante alentejano “Os Garridos”.
Ricardo Ribeiro é reconhecido como uma voz “uma vez ouvida, jamais esquecida”, um nome incontornável da música portuguesa. Com vários discos de ouro, seis álbuns editados e inúmeros prémios, com apresentação em palcos de todo o mundo, incluindo países como Itália, França, Bélgica, Marrocos, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Rússia, Irão, Jordânia, México, Espanha e Finlândia, entre muitos outros.
No espetáculo em Vila Viçosa será acompanhado por José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola de fado e Didi Pinto no baixo. Ricardo Ribeiro apresenta um concerto de forte intensidade emocional, onde o fado tradicional se cruza com as suas raízes alentejanas e influências árabes, sefarditas e ibéricas, num equilíbrio surpreendente entre tradição e futuro.
A participação de “Os Garridos” acrescenta ao concerto a força identitária do cante alentejano. Sediado na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Borba, o grupo é composto por cerca de 20 cantadores, oriundos de vários concelhos vizinhos, incluindo Vila Viçosa. Criado em plena pandemia, por iniciativa de um grupo de amigos unidos pelo gosto de cantar, “Os Garridos” distinguem-se pela autenticidade e boa disposição, procurando, através das modas, dar a conhecer o passado e o presente do Alentejo.
O Concerto de Reis 2026 integra-se na programação cultural da Fundação da Casa de Bragança e reforça o seu compromisso com a valorização do património musical português, promovendo o encontro entre o fado e o cante, duas expressões maiores da identidade nacional.
A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva obrigatória, que deverá ser efetuada através do endereço de correio eletrónico: fcb.comunicacao@fcbraganca.pt.














