Depois de se tornar uma referência na divulgação científica do bem-estar em Espanha, o livro “Micro-hábitos Saudáveis”, da doutora em Medicina e Alto Rendimento Desportivo Beatriz Crespo, chega às livrarias e plataformas digitais em Portugal, numa edição em português.
A autora propõe uma abordagem apoiada pela neurociência e pelas ciências comportamentais, em que centra em pequenos gestos físicos de menos de dois minutos mas que ajudam a regular o sistema nervoso e a melhorar o bem-estar físico, mental e emocional na vida quotidiana. Uma abordagem que afasta os modelos em dietas, planos rígidos ou força de vontade
Partindo de que quando o sistema nervoso está em alerta constante, a mente não decide bem, levou a especialista a referir que “o problema não é a falta de disciplina, mas o estado do corpo”. Assim, a base do método da autora, centra-se em regular primeiro o corpo para facilitar a calma, a clareza mental e a tomada de decisões.
O livro reúne mais de 100 micro-hábitos aplicáveis a situações quotidianas como o stress no trabalho, a falta de descanso, a alimentação impulsiva ou a sobrecarga mental. Ações tão simples como uma respiração nasal com expiração longa, uma pausa consciente de 15 segundos ou uma mudança de postura podem fazer a diferença.
A obra já em português, “Micro-hábitos Saudáveis”, é uma das novidades editoriais em bem-estar baseadas na ciência, que aproximará o leitor a uma “forma realista e sustentável de cuidar de si sem exigências nem culpa.”














