Exercícios de baixa intensidade diminuem risco de doenças crónicas

Exercícios de baixa intensidade diminuem risco de doenças crónicas
Exercícios de baixa intensidade diminuem risco de doenças crónicas. Foto: Rosa Pinto

A prática de fitness tem vindo a evoluir, de uma abordagem de treinos de alta intensidade ou planos de treino rígidos para uma abordagem de prática mais tranquila e sustentável.

Uma tendência em que “o tipo de exercício se foca em treinos consistentes e de baixa intensidade que se encaixam naturalmente na rotina diária”, disse Stella Volpe, especialista em nutrição e exercícios do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech). Um exercício que “prioriza movimento, bem-estar e descanso.”

O exercício físico tranquilo pode incluir caminhar enquanto e durante ligações telefónicas, realizando reuniões enquanto caminha ou fazer pequenas pausas para alongamento ao longo do dia. “É simplesmente movimentar-se mais e com mais frequência”, disse, citada pela Virginia Tech, Stella Volpe.

É muitas vezes considerado que os exercícios de baixa intensidade não são suficientes para melhorar a saúde, e “as pessoas podem ficar obcecadas com a ideia de que precisam de correr ou fazer exercícios de alta intensidade”, referiu a especialista. “No entanto, ser simplesmente ativo é importante e pode fazer com que mais pessoas se movimentem.”

Para a especialista, a ideia de que o exercício físico terá de ser intenso impede muitas pessoas de começarem a praticar. Investigações mostram que atividades como caminhar podem reduzir o risco de doenças crónicas e contribuir para a saúde a longo prazo.

Stella Volpe, fisiologista clínica do exercício certificada pelo American College of Sports Medicine (ACSM) e nutricionista registada, observou que apenas cerca de 25% das pessoas praticam exercícios físicos regularmente, e redefinir o exercício para baixa intensidade pode ajudar mais pessoas a movimentarem-se.

Mas, os exercícios físicos como caminhar possam parecer suaves, no entanto, podem proporcionar importantes benefícios à saúde. Dependendo da atividade, para a fisiologista clínica podem ajudar a manter ou desenvolver força, melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de lesões.

“A prática constante de movimentos ao longo do tempo ajuda a fortalecer o condicionamento cardiovascular”, disse a fisiologista clínica. “E, dependendo da atividade, pode haver um aumento ou a manutenção da força.” Assim, à medida que as pessoas melhoram o condicionamento físico, podem naturalmente ser capazes de se movimentar durante mais tempo ou aumentar gradualmente a intensidade.

Os exercícios físicos silenciosos não exigem equipamentos especiais como os existentes em ginásios e a especialista recomenda pequenos movimentos ao longo do dia, incluindo:

Caminhar até o trabalho ou estacionar mais longe de qualquer entrada.

Subir as escadas em vez de usar o elevador.

Alongamentos ou meditação durante pequenos intervalos.

Fazer pequenos levantamentos de perna ou ativar o abdómen durante as reuniões.

Sentar em uma bola de equilíbrio durante, se possível, o trabalho.

Dançar ou movimentar-se durante os intervalos comerciais quando se assiste a televisão.

Para quem está a começar a praticar exercícios físicos, a especialista, que foi presidente do Conselho Presidencial dos Estados Unidos para Fitness, Desportos e Nutrição e presidente do ACSM, recomenda “movimentar-se todos os dias”, e “se não conseguir, tudo bem, apenas tente ser ativo na maioria dos dias da semana”, pois “algum movimento é melhor do que nenhum”.