Cérebros com maiores níveis de vitamina D funcionam melhor

Maiores níveis de vitamina D no tecido cerebral estão relacionados com melhor desempenho do cérebro. A conclusão da investigação é importante para entender as causas e encontrar medidas para combater a demência.

Cérebros com maiores níveis de vitamina D funcionam melhor
Cérebros com maiores níveis de vitamina D funcionam melhor

O número de pessoas com demência tem vindo a aumentar à medida que a população vai envelhecendo. Em todo o mundo o número atual é estimado em 55 milhões. Cientistas em todo o mundo tentam encontrar tratamentos que possam retardar ou interromper a doença, mas para isso os cientistas necessitam de compreender melhor os fatores que podem causar a doença.

Investigadores da Tufts University, EUA, acabam de concluir o primeiro estudo de exame aos níveis de vitamina D no tecido cerebral, especificamente em adultos com taxas variáveis ​​de declínio cognitivo, e concluíram, como descrevem no artigo publicado no Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, que as pessoas com níveis mais altos de vitamina D nos cérebros tinham melhor função cognitiva.

“Esta investigação reforça a importância de estudar como os alimentos e nutrientes criam resiliência para proteger o cérebro envelhecido contra doenças como a doença de Alzheimer e outras demências relacionadas”, referiu a autora sénior do artigo Sarah Booth.

A vitamina D suporta muitas funções no corpo, incluindo respostas imunes e manutenção de ossos saudáveis. As fontes dietéticas incluem peixes gordos e bebidas fortificadas (como leite ou sumo de laranja); uma breve exposição à luz solar também fornece uma dose de vitamina D.

“Muitos estudos têm implicado fatores dietéticos ou nutricionais no desempenho ou função cognitiva em adultos mais velhos, incluindo muitos estudos de vitamina D, mas todos eles são baseados em ingestão alimentar ou medidas com vitamina D”, referiu a principal autora do estudo a cientista Kyla Shea.

A cientista acrescentou: “Queríamos saber se a vitamina D está presente no cérebro e, se estiver, como essas concentrações estão ligadas ao declínio cognitivo”.

A equipa de investigadores examinou amostras de tecido cerebral de 290 participantes do Rush Memory and Aging Project, um estudo de longo prazo sobre a doença de Alzheimer que começou em 1997. Os investigadores da Rush University, EUA, avaliaram a função cognitiva dos participantes, pessoas mais velhas sem sinais de comprometimento cognitivo, à medida que envelheciam, e analisaram irregularidades no seu tecido cerebral após a morte.

No estudo da Tufts University, os investigadores procuraram vitamina D em quatro regiões do cérebro – duas associadas a alterações ligadas à doença de Alzheimer, uma associada a formas de demência ligadas ao fluxo sanguíneo e uma região sem nenhuma associação conhecida com declínio cognitivo relacionado à doença de Alzheimer ou doença vascular.

Os investigadores descobriram que a vitamina D estava realmente presente no tecido cerebral, e altos níveis de vitamina D em todas as quatro regiões do cérebro se correlacionavam com uma melhor função cognitiva.

No entanto, os níveis de vitamina D no cérebro não se associaram a nenhum dos marcadores fisiológicos associados à doença de Alzheimer no cérebro estudado, incluindo acúmulo de placa amiloide, doença do corpo de Lewy ou evidência de derrames crónicos ou microscópicos. Isso significa que ainda não está claro exatamente como a vitamina D pode afetar a função cerebral.

“A demência é multifatorial e muitos dos mecanismos patológicos subjacentes a ela não foram bem caracterizados”, explicou Kyla Shea. “A vitamina D pode estar relacionada a resultados que ainda não examinamos, mas planeamos estudar no futuro.”

Sabe-se também que a vitamina D varia entre as populações raciais e étnicas, e a maioria dos participantes da coorte original da Rush University era branca. Os investigadores estão planear estudos de acompanhamento usando um grupo mais diversificado de indivíduos para observar outras alterações cerebrais associadas ao declínio cognitivo. Eles esperam que o seu trabalho leve a uma melhor compreensão do papel que a vitamina D pode desempenhar na prevenção da demência.

No entanto, os especialistas alertam as pessoas para não usarem grandes doses de suplementos de vitamina D como medida preventiva. A dose recomendada de vitamina D é de 600 UI para pessoas de 1 a 70 anos e 800 UI para os mais velhos – quantidades excessivas podem causar danos e têm sido associadas ao risco de queda.

“Agora sabemos que a vitamina D está presente em quantidades razoáveis ​​no cérebro humano e parece estar relacionada a um menor declínio da função cognitiva”, diz Kyla Shea. “Mas precisamos de mais investigação para identificar a neuropatologia à qual a vitamina D está ligada no cérebro antes de começarmos a projetar intervenções futuras”.