Alerta: Alimentação saudável é uma arma contra a COVID-19

Alimentação saudável é tão importante como o distanciamento social na luta contra a COVID-19, alertam especialistas de Universidades do Reino Unido. Uma alimentação adequada fortalece o sistema imunológico para combater o vírus.

Alerta: Alimentação saudável é uma arma contra a COVID-19
Alerta: Alimentação saudável é uma arma contra a COVID-19

Os Governos devem lançar urgentemente campanhas com mensagens para promover, em massa, uma alimentação saudável, para impulsionar o sistema imunológico do corpo contra a ameaça do novo coronavírus, da COVID-19, indicam investigadores de Universidades do Reino Unido.

Tim Lang da Universidade de Londres, Erik Millstone, da Universidade de Sussex, e Terry Marsden, da Universidade de Cardiff, pediram ao Governo do Reino-Unido para ser dada a mesma importância à alimentação saudável como a que tem sido dada ao distanciamento social.

Os especialistas alertam que o Governo deve assumir a responsabilidade de garantir que alimentos de maior valor nutricional e imunológico estejam disponíveis para todos e, em particular, para os mais vulneráveis.

Os investigadores já tinham alertado o Governo para a necessidade de serem feitos preparativos para o racionamento de frutas e vegetais frescos, pois estes alimentos podem tornar-se escassos, devido ao impacto devastador da COVID-19 nos principais fornecedores, e pedem que sejam adotadas medidas que incluam:

  • Conselhos claros de saúde e nutrição ao público e à indústria de alimentos sobre o consumo de alimentos.
  • A criação de um novo sistema consultivo para coordenar políticas públicas e mensagens, para fornecer conselhos claros sobre como os alimentos podem melhorar as respostas imunes à COVID-19.
  • Criação de comités locais de ligação alimentar para aproveitar as iniciativas da sociedade civil e o conhecimento local.
  • Atenção mais sistemática a grupos de risco económico e de saúde que precisam de ajuda para ter acesso a alimentos suficientes e saudáveis.

Erik Millstone referiu: “As pessoas precisam de ser bem alimentadas para fortalecer o seu sistema imunológico para resistir às infeções da COVID-19 ou para recuperar rapidamente. Por isso, o Governo precisa de urgentemente desenvolver e implementar políticas para garantir que todos tenham os alimentos adequados para combater esta pandemia”.