Alerta: Há tratamentos fraudulentos a serem indicados para a COVID-19

A agência dos EUA, FDA, alerta que há indicação de testes, vacinas e tratamentos para o coronavírus fraudulentos que quando usados podem levar a doenças graves ou à morte. A FDA indica que ainda não há, no mundo, qualquer tratamento para a COVID-19.

Alerta: Há tratamentos fraudulentos a serem indicados para a COVID-19
Alerta: Há tratamentos fraudulentos a serem indicados para a COVID-19

A agência norte-americana FDA (Food and Drug Administration) emitiu um alerta aconselhando a população a ter cuidado com a oferta de testes, vacinas e tratamentos para o coronavírus. A FDA manifestou estar particularmente preocupada com o facto de estarem a aparecer ofertas de produtos que pode levar as pessoas a atrasar ou a interromper o tratamento médico apropriado, levando a danos graves e ao risco de vida.

Para além dos produtos não virem a fazer o que os promotores indicam, os ingredientes que contêm, quando consumidos, podem causar efeitos adversos, incluindo a morte, e poderem interagir com outros medicamentos que são essenciais para manter a saúde.

A FDA lembra que não há produtos aprovados para tratar ou impedir a COVID-19. A FDA reconhece que as pessoas tentam impedir a COVID-19 tomando produtos como fosfato de cloroquina. Há relatos de pessoas que tomaram fosfato de cloroquina, que é vendido para tratar parasitas em peixes de aquário, com um fim trágico.

Os produtos para uso veterinário ou “para uso em investigação” podem ter efeitos adversos, incluindo doenças graves e morte, quando são tomados por pessoas.