Bactérias: alerta para tripla lavagem de legumes frescos

Produtos alimentares como legumes frescos possuem bactérias E.coli, listeria e salmonela com grave risco de infeção. Estudo mostra que são exigidas duas lavagens em água e uma com desinfetante antimicrobiano para minimizar riscos para a saúde.

Bactérias: alerta para tripla lavagem de legumes frescos
Bactérias: alerta para tripla lavagem de legumes frescos. Foto: © Rosa Pinto

Os consumidores precisam ser cautelosos com as bactérias que persistem nos alimentos, independentemente do local onde são vendidos. Um estudo elaborado pelo investigador Cangliang Shen da West Virginia University, EUA, sobre a segurança microbiana dos produtos do mercado de agricultores locais e das unidades móveis de processamento de aves revelou risco de infeção microbiana por bactérias como E.coli, listeria e salmonela.

Os resultados do estudo indicaram que uma tripla lavagem dos vegetais é a forma mais eficaz para uma proteção por bactérias. Duas lavagens separadas com água – para eliminarem poeira, terras e matéria orgânica – seguidas de um mergulho num desinfetante antimicrobiano.

O investigador esclareceu que “o solo e a poeira precisam ser removidos”, e é para isso “que as duas etapas da lavagem com água são importantes. A maior parte da contaminação vem do solo. Encontramos E. coli genérica, o microrganismo que indica contaminação fecal. Isso é maior em produtos frescos, então tem que enxaguar e remover todas as matérias de sujidade.”

Ao trazer legumes para casa, Cangliang Shen referiu que é melhor lavá-los e secá-los, separá-los de outros vegetais e colocá-los num saco com fecho e no frigorífico. Os vegetais devem ser consumidos dentro de 72 horas. Se não forem ao frigorífico devem ser consumidos no mesmo dia.

O investigador alertou que os produtos perecíveis frescos não devem ser deixados durante a noite.

O investigador usou como desinfetante antimicrobiano o SaniDate-5.0 e verificou que o uso de concentrações mais altas não significa necessariamente uma melhor eficácia antimicrobiana.