BMW abre novo centro para condução autónoma

BMW abriu novo centro para condução autónoma perto de Munique, na Alemanha. O novo campus abrange todas áreas de mobilidade inteligente, assistência ao condutor e condução autónima. Vão ser recrutados especialistas em programação de software.

BMW abre novo centro para condução autónoma
BMW abre novo centro para condução autónoma. Foto: DR

O BMW Group abriu oficialmente o novo centro para condução autónoma em Unterschleißheim, perto de Munique, na Alemanha, ontem, 11 de abril. Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW responsável pela Investigação e Desenvolvimento, e Markus Söder, ministro presidente do Estado da Baviera, estiveram presentes na inauguração.

O campus do BMW Group para a condução autónoma é um centro de excelência de última geração que abrange todas as áreas de mobilidade inteligente, oferecendo desta forma maior capacidade de inovação e maior eficiência no desenvolvimento de soluções. Um centro que, indicou a BMW, vai garantir a sustentabilidade da empresa no futuro.

O campus com 23 mil metros quadrados para escritórios com capacidade para 1.800 funcionários, é uma infraestrutura de ótima qualidade e próxima do Centro de investigação e Inovação e com ligação próxima às redes viárias.

A empresa da indústria automóvel pretende impulsionar o desenvolvimento de veículos altamente automatizados e para isso vai recrutar de especialistas em Tecnologias de Informação e programadores de software nas áreas de inteligência artificial, aprendizagem automática e análise de dados para o novo campus.

Novos ambientes de trabalho

Com o campus de condução autónoma a BMW abre portas para “novos ambientes de trabalho” ou seja, um espaço de trabalho aberto para uso inteligente e flexível, um local multifacetado e criativo. Com o novo modelo de espaço aberto os benefícios para os especialistas em programação parecem são claros: flexibilidade, eficiência e um alto nível de autonomia. Outra das vantagens é o conceito de ‘distâncias curtas’. Isso significa, por exemplo, que um programador de software que trabalha no novo campus pode testar imediatamente o programa recém-escrito num veículo que fica a uma curta distância.

Novos ambientes de trabalho andam de mãos dadas com uma nova cultura de funcionários e administração, e os gestores trabalham nos mesmos espaços de escritório em espaço aberto com os funcionários. Isso melhora a interação e facilita as comunicações, resultando num trabalho em equipa eficaz no desenvolvimento de produtos altamente complexos.

Campus lidera métodos de trabalho ágeis

O BMW Group é a primeira empresa do setor automóvel a aplicar o modelo de trabalho ágil sistematicamente e universalmente para toda uma área especializada, neste caso, na assistência ao motorista e na condução autónoma e, desde a fase de investigação até o desenvolvimento da produção em série. Os modelos de trabalho ágeis formam uma base crucial para um desenvolvimento eficiente das tecnologias do futuro.

A estrutura do campus aberto oferece excelentes condições e suporte excecional para equipas trabalharem de forma ágil nos processos de desenvolvimento de software. As equipas com estrutura interdisciplinar reúnem uma variedade de competências para lidar com subprocessos complexos. O alto grau de flexibilidade das equipas, no entanto, permite que as mesmas reajam rapidamente e efetivamente a novos requisitos.

Para a BMW este é um momento de mudança disruptiva na indústria automóvel, com a chegada de novos players tornando o ambiente competitivo cada vez mais desafiador. O ritmo da inovação está a acelerar rapidamente, e profissionais mais jovens consideram um ambiente de trabalho moderno e fluxos de trabalho ágeis e flexíveis essenciais como atratividade por um empregador.

Uma instalação de desenvolvimento de ponta, como o novo campus para a condução autónoma, representa, portanto, um ativo crucial para a sustentabilidade e a capacidade inovadora de longo prazo da empresa, indicou a BMW.