BMW Motorrad X2City para uma mobilidade versátil

BMW Motorrad X2City para uma mobilidade de zero emissões em duas rodas. A X2City possui uma unidade auxiliar elétrica, é leve e compacta, e leva o utilizador a qualquer lugar, indiferente ao trânsito, à falta de estacionamento e aos horários dos transportes públicos.

BMW Motorrad X2City
BMW Motorrad X2City. Foto: DR

A nova BMW Motorrad X2City é mais uma cara nova do Grupo BMW no segmento de mobilidade de zero emissões em duas rodas. A X2City é leve e compacta e possui uma unidade auxiliar elétrica para cerca de 25 a 35 quilómetros e atinge velocidades até 25 Km/h.

A BMW Motorrad X2City está predestinada para as condições cada vez mais congestionadas de tráfego urbano. Com esta kick-scooter, a BMW Motorrad mostra o compromisso em desenvolver soluções sustentáveis ​​e inovadoras para a mobilidade urbana, que é a única via do futuro. A X2City não requer capacete nem carta de condução e é destinada a todos com idade igual ou superior a 14 anos.

Este novo veículo de duas rodas é o resultado de uma cooperação entre a BMW Motorrad e a ZEG e as marcas Kettler, Bulls, Pegasus, Hercules e outras. A X2City não vai ser distribuída pela rede de revendedores BMW Motorrad, mas por lojas de bicicletas selecionadas e pela loja online da KETTLER Alu-Rad GmbH. O serviço de garantia e manutenção são também garantidos pelas empresas de bicicletas existentes.

A BMW Motorrad X2City deverá estar disponível no mercado no final de 2017. O preço ainda não foi divulgado, mas será inferior a 2.500 euros.

Leve e compacta, a X2City é ideal para todas as situações em que a mobilidade individual por carro ou por transporte público deixou de ser agradável e mesmo sustentável, podendo ser usada como um meio de transporte autónomo em curtas distâncias, ou como complemento do carro ou do transporte público, qualquer combinação é possível.

Devido ao seu pequeno peso de apenas 20 quilogramas e à unidade de direção dobrável, a BMW Motorrad X2City pode ser transportada facilmente no compartimento de bagagem de um carro pequeno. De fácil condicionamento está pronta para levar o condutor do espaço de estacionamento ou de uma entrada na cidade até o destino final dentro do centro da cidade congestionada.

As dimensões compactas da BMW Motorrad X2City também facilitam o transporte no autocarro ou no metropolitano, a solução ideal para a mobilidade espontânea e confortável em áreas não acessíveis por meios de transporte motorizados.

A X2City possui uma unidade auxiliar elétrica na roda traseira, o que a torna mais confortável e mais divertida de utilizar. O motor fornece suporte efetivo para o utilizador e acelera a BMW Motorrad X2City até 25 km/h, possibilitando cinco velocidades, 8, 12, 16, 20 e 25 km/h.

Por razões de segurança, a potência de suporte do motor elétrico só é ativada quando é alcançada a velocidade de 6 km/h. Um interruptor na alavanca do freio permite desligar a qualquer momento o suporte elétrico.

Uma bateria de iões de lítio 408 Wh fornece ao motor elétrico a energia. A bateria está numa caixa à prova de água e é integrada no quadro de onde também pode ser removida facilmente. Um sistema de gestão de bateria integrado garante uma faixa de entre 25 e 35 quilómetros de uso diário. Uma unidade específica com conector magnético facilita o carregamento usando a tomada de carga externa na scooter ou diretamente na própria bateria. A bateria é carregada usando uma tomada doméstica convencional e leva aproximadamente 2,5 horas a carregar uma bateria vazia.

Equipada com rodas grandes e largas e pneus pneumáticos robustos que proporcionam uma aderência excelente e garantem uma condução segura e confortável, mesmo fora de estrada, como atravessar superfícies irregulares de estradas, ou caminhos não asfaltados. O quadro rígido também protege o manuseio ágil e sem complicações. Propriedades de ergonómicas perfeitamente harmoniosas.

Para travagem segura, as rodas dianteira e traseira estão equipadas com poderosos e muito sensíveis travões de disco. As alavancas do freio dianteiro e traseiro podem ser ajustadas individualmente. O utilizador também pode aumentar a dinâmica e a intensidade da resposta do freio deslocando seu centro de gravidade. Uma luz de freio, que está integrada na luz traseira, permite ao tráfego saber quando está a ser feita uma travagem.

Componentes de alta qualidade foram utilizados de acordo com a reivindicação BMW Motorrad de qualidade premium. O sistema de acionamento, incluindo a bateria de iões de lítio, tem uma garantia de 48 meses e é fornecido pela Marquardt. As unidades de luz vêm da Supernova e os freios da Magura. Todos os sistemas de segurança e iluminação cumprem os Regulamentos para uso em estrada.

A BMW Motorrad X2City é prática para um uso diário e é muito versátil. A posição de condução vertical dá ao utilizador uma excelente visão geral da situação do trânsito. Outros condutores na estrada também podem ver o utilizador da X2City. O acento de baixa inclinação e a função de telescópio do guidão garantem uma ergonomia perfeita que permite que pessoas de 1,60 metros a 1,90 metros de altura utilizem o BMW Motorrad X2City com segurança e conforto.

As guardas generosas da guarnição e da roda, tanto na frente como na parte traseira, mantêm afastada a sujeira e a água que salpica, permitindo o uso da BMW Motorrad X2City na estrada molhada sem qualquer roupa protetora especial. Uma tomada micro-USB integrada na unidade de exibição/operação permite carregar a bateria de iões de lítio do smartphone durante a condução.

Diversão espontânea, versatilidade e zero emissões, o BMW Motorrad X2City cobre toda a largura de banda da mobilidade urbana individual de idosos e jovens. É um ótimo meio de transporte para viajar para a escola, para o trabalho ou no tempo de lazer. É ótima e confortável para o turismo para áreas urbanas, não gera emissões e ultrapassa todos os engarrafamentos que consomem tempo.

A BMW Motorrad X2City é um meio de transporte divertido para férias e pode ser transportada numa caravana de campista ou num barco. Os utilizadores da BMW Motorrad X2City não precisam de roupas especiais, mas usar um capacete de bicicleta é recomendado por razões de segurança. O BMW Motorrad X2City expande o mundo da mobilidade urbana e é uma alternativa de transporte atrativa e livre de emissões.