Caldeiradas a concurso na Costa da Caparica

Catorze restaurantes na Costa da Caparica disputam, durante o mês de março, a melhor caldeirada. O concurso “Caldeirada à Pescador”, que já vai na 14ª edição, atrai aos sábados e domingos os apreciadores deste prato da gastronomia portuguesa.

Caldeiradas a concurso na Costa da Caparica
Caldeiradas a concurso na Costa da Caparica. Foto: Rosa Pinto

O Concurso da “Caldeirada à Pescador” que decorre durante um mês, até 1 de abril, em catorze restaurantes da Costa da Caparica, desperta, ao almoço de sábado e domingo, os visitantes para uma experiência gastronómica típica portuguesa, um prato que utiliza peixe fresco e produtos hortícolas locais.

A organização é da Junta de Freguesia da Costa da Caparica que pretende com a iniciativa divulgar o prato típico e homenagear o trabalho dos homens do mar e da terra da Costa da Caparica. A caldeirada não se faz só de bom peixe mas também da qualidade dos produtos agrícolas na região, nomeadamente tomate, pimento, batata e cebola, únicos devido às características das terras da Costa que beneficiam da proximidade marítima.

‘O Hélio’, ‘Só Grelhados’, ‘O Cabana do Pescador’, ‘A Transmontana’, ‘Café Camping’, ‘Bandeira Azul’, ‘BBQ – Assador’, ‘Tarquínio’, ‘Atlântico’, ‘Ohhh TC!!!’, ‘O Companheiro’, ‘O Camões’, ‘Praia do Castelo’ e ‘Borda D´água’ são os restaurantes aderentes a este evento gastronómico que se repete anualmente.

No âmbito do concurso, são avaliados: a “Melhor Caldeirada”, “Melhor Sobremesa” e “Melhor Serviço”, uma avaliação que é feita por um júri que visitará os restaurantes de forma aleatória.