Campanha “Stand Up For Ukraine” arrecada 9,1 mil milhões de euros

“Stand Up For Ukraine” angaria 9,1 mil milhões de euros para apoio aos deslocados internos e refugiados devido à invasão da Ucrânia pelas forças militares da Rússia. Comparticipação da Comissão Europeia é de mil milhões de euros.

Campanha “Stand Up For Ukraine” arrecada 9,1 mil milhões de euros
Campanha “Stand Up For Ukraine” arrecada 9,1 mil milhões de euros. Foto: TVEuropa

A campanha “Stand Up for Ukraine” lançada pela Comissão Europeia e pelo Canadá arrecadou 9,1 mil milhões de euros para apoio às pessoas que fogem da guerra na Ucrânia, motivada pela invasão do país pelas forças militares russas. Pessoas deslocadas no interior do país e para fora deste.

A Comissão Europeia indicou que a comparticipação da União Europeia é de mil milhões de euros, e que o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento também anunciou um empréstimo adicional de mil milhões de euros para cobrir as necessidades das pessoas deslocadas pela invasão, neste caso o valor total sobe para 10,1 mil milhões de euros.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a ajuda aos ucranianos não para e a União Europeia continuará a dar apoio “e assim que as bombas pararem de cair, ajudaremos o povo da Ucrânia a reconstruir seu país. Continuaremos a defender a Ucrânia”.

Também o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que o apoio ao povo ucraniano que foi deslocado devido à guerra vai continuar, “seja comida, água, abrigo ou assistência médica. Continuaremos a apoiar e a fornecer a assistência” que for necessária e assim, a defender a Ucrânia.

Os 9,1 mil milhões de euros compreendem:

  • 4,1 mil milhões de euros são contribuições financeiras e doações em espécie para deslocados internos e refugiados prometidos por governos, empresas e indivíduos em todo o mundo.
  • 5 mil milhões de euros são empréstimos e subvenções de instituições financeiras públicas europeias (o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa).

Os apoios dos Governos para as pessoas deslocadas internamente na Ucrânia vão ser canalizados em grande parte através das autoridades ucranianas, a nível central e local. As doações do setor privado e de indivíduos para deslocados internos serão canalizadas principalmente através de agências da Nações Unidas.