China reforça medidas de prevenção contra o coronavírus

Ventilar e desinfetar o interior e zonas exteriores dos veículos, incluindo em determinadas circunstancias o sistema de ar condicionado. Manter a higiene do cabelo e lavar as roupas quando visitar hospitais ou pessoas suspeitas ou infetadas.

China reforça medidas de prevenção contra o coronavírus
China reforça medidas de prevenção contra o coronavírus

De entre as várias medidas e conselhos para uma mais eficaz prevenção contra ao propagação e infeção pelo novo coronavírus, COVID-19, a China alerta para os cuidados a ter na utilização de veículos automóveis, lavagem de cabelo e roupas.

No caso de utilizar um carro particular o veículo deve ser ventilado sobretudo quando termina a viagem, se possível deve ser mantido aquecido. Os equipamentos de proteção individual, como máscaras, desinfetantes para as mãos ou toalhas de papel higiénico, devem ser mantidos no carro.

Depois de dirigir, ir a locais públicos e quando se regressa ao veículo, é recomendado o uso de desinfetante para a higiene das mãos. Se verificar tiver sintomas suspeitos, as janelas do veículo devem ser abertas e o veiculo ventilado, bem como desinfetadas as superfícies do veículo como maçanetas, assentos e volantes.

Quando transportar um novo paciente com suspeita ou confirmação de pneumonia de coronavírus a desinfeção do veículo deve incluir o sistema de ar condicionado, e esta deve ser feita sob a orientação de profissionais.

No caso dos táxis, o interior do veículo deve ser limpo e desinfetado diariamente antes de entrar ao serviço de transporte de passageiros. O carro deve estar equipado com os equipamentos de proteção individual mais usados, como máscaras, lenços higienizantes ou desinfetantes descartáveis para as mãos.

Os motoristas devem aumentar a frequência de limpeza e desinfeção das maçanetas das portas, volantes, pegas internas e outras peças essenciais, e fazer uma boa higiene das mãos.

Quando condições como temperatura natural do ar e velocidade de condução permitirem, deve desligar o ar condicionado do carro e abrir as janela para ventilação.

Os motoristas devem usar máscaras de forma permanente e lembrar aos passageiros o uso de máscaras e reduzirem a comunicação. Quando um passageiro espirrar, este deve cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o interior do cotovelo.

As medidas de proteção contra a pneumonia do coronavírus devem ser publicitadas por meio de autor-rádio, posteres no encosto dos assentos do carro e por outros meios.

Os especialistas chineses indicam que não é preciso nenhuma lavagem ou desinfeção especial do cabelo quando se regressa a casa, e lembram que os seres humanos precisam ter certas condições para se verificar a infeção pelo novo vírus, como conteúdo de vírus em gotículas.

Os especialistas indicam também que as investigações atuais mostram que o vírus é sensível a alguns ambientes externos, como raios ultravioleta e calor. Em circunstâncias normais, ao sair de casa ou em locais públicos em geral, a possibilidade do cabelo obter uma alta concentração e conter gotículas ativas de vírus é extremamente baixa, pelo que deve mantido a cabelo limpo todos os dias.

Os especialistas indicam que a probabilidade de o vírus infetar as pessoas a partir das roupas é extremamente baixa. O público, em geral, não precisa de desinfetar as roupas especificamente se não tiver ido a um local específico, como um hospital, ou numa visita a pacientes contaminados ou com sintomas suspeitos.

E lembram que não deve pulverizar as roupas com álcool, pois para além de não produzir os efeitos desejados pode ser um grande risco, dado que o álcool é inflamável e pode arder quando exposto a altas temperaturas, perto de chamas, ou eletricidade estática.