Cirurgia inovadora para tratar tumores da coluna vertebral

Realizada pela primeira vez em Portugal uma cirurgia para tratar tumores da coluna vertebral, com recurso equipamento de ablação cirúrgica por radiofrequência. A cirurgia, que é minimamente invasiva, foi realizada no Hospital Lusíadas Lisboa com resultados “muito positivos”.

Exame médico
Exame médico. Foto: ©TV Europa (arquivo)

No Hospital Lusíadas Lisboa, e pela primeira vez em Portugal, especialistas médicos realizaram uma cirurgia minimamente invasiva para tratar tumores da coluna vertebral com recurso a um equipamento de ablação cirúrgica por radiofrequência. O procedimento garante maior eficácia, segurança e precisão no tratamento, e a primeira intervenção teve resultados “muito positivos”.

Vítor Moura Gonçalves, neurocirurgião responsável pela intervenção, referiu que o novo “procedimento promete ser um dos grandes avanços e uma importante arma terapêutica no tratamento dos tumores da coluna vertebral nos próximos anos. Esta técnica baseia-se num sistema de ablação por radiofrequência bipolar localizada que destrói as células tumorais, aliviando a dor e melhorando a qualidade de vida dos doentes”.

O neurocirurgião acrescentou ainda que “os resultados da primeira cirurgia são já extraordinários, com benefícios consideráveis para a doente e para a sua família. De acordo com a doente, numa escala de 0 a 10 valores, a dor, antes da cirurgia, variava entre 9 e 10 e após a cirurgia, até à presente data, refere grau 0”.

Em comunicado o Hospital Lusíadas Lisboa indica que “os tumores que mais frequentemente afetam a coluna vertebral são as metástases ósseas, resultantes da disseminação proveniente de neoplasias localizadas noutras partes do corpo, como os pulmões, a mama, a próstata, os rim ou o aparelho digestivo. Estima-se que em Portugal a incidência de novos casos ronde os 25 mil por ano.”

Vítor Moura Gonçalves, esclarece que “as metástases vertebrais originam dor intensa e de agravamento progressivo, sendo muitas vezes acompanhadas de outros sintomas como perda de apetite, perda de peso não planeada, náuseas, vómitos ou falta de força. Estes sintomas reduzem drasticamente a qualidade de vida dos doentes, culminando numa marcada impotência funcional nas tarefas diárias e dependência de terceiros”.

O Hospital Lusíadas Lisboa esclareceu que “o procedimento está indicado para tumores ósseos benignos e metástases ósseas de tumores malignos. Estas últimas ocorrem em cerca de 60% a 80% dos doentes oncológicos, mais frequentemente nas neoplasias primárias da mama, próstata, fígado e pulmão.”

“Mais de 80% das metástases ósseas surgem no crânio, na coluna vertebral e nas costelas. Esta nova técnica cirúrgica constitui uma alternativa aos tratamentos convencionais, que incluem cirurgias mais agressivas e com prolongados tempos de recuperação ou esquemas de paliação da dor muitas vezes ineficazes e com efeitos colaterais nefastos”.

O Hospital esclareceu ainda que “a tecnologia de radiofrequência bipolar refrigerada é a única que oferece precisão e flexibilidade, garantindo um tratamento personalizado a cada doente. O sistema utiliza sondas refrigeradas que evitam o superaquecimento dos tecidos circundantes durante o procedimento.”