Cogumelos são alimentos com propriedades saudáveis

É reconhecido que uma dieta diária com cogumelos diminui o risco de cancro, a saúde intestinal, protege o cérebro e é importante para as pessoas com doença de Alzheimer, esclerose múltipla e doença de Parkinson. Um fungo rico em vitamina D.

Cogumelos são alimentos com propriedades saudáveis
Cogumelos são alimentos com propriedades saudáveis. Foto: © Rosa Pinto

Os cogumelos podem ser encontrados em muitos pratos, desde omeletes a refogados, no entanto, passam com frequência despercebidos. Para além de serem versáteis nos pratos, os cogumelos também oferecem uma série de benefícios para a saúde, da saúde do cérebro à prevenção contra o cancro.

Os cogumelos apresentam baixo teor de gordura e sódio, dois elementos que podem afetar a saúde cardíaca, pelo aumento da pressão arterial. Mas há outros motivos para consumir estes fascinantes fungos fascinantes, como:

Prevenção contra o cancro

Investigadores descobriram que a integração de uma variedade de cogumelos na dieta diária irá reduzir os riscos de cancro em 45%, e para isso a quantia recomendada é de apenas dois cogumelos médios por dia.

Saúde cerebral

Os cogumelos são uma fonte natural de fibras que promovem a saúde intestinal ao alimentar as “boas” bactérias intestinais. É conhecido que essas bactérias intestinais produzem neurotransmissores ou substâncias químicas que enviam mensagens entre os nervos. Esses neurotransmissores proporcionam estabilidade no humor, na concentração, na saúde e no bem-estar mental.

Um dos cogumelos que está a despertar a atenção, quando se trata de saúde mental, é o juba de leão, identificado pela sua grande parte superior, branca e esponjosa. Investigação monstra que o juba do leão tem potencial para proteger o cérebro contra danos neurológicos e promover o crescimento do tecido nervoso, o que é importante para as pessoas com doença de Alzheimer, esclerose múltipla e doença de Parkinson.

Aumento de vitamina D

Os cogumelos expostos à luz ultravioleta, seja luz solar ou luz de uma lâmpada ultravioleta, contém vitamina D, um nutriente vital que pode ser difícil de encontrar na natureza. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio para fortalecer os ossos e os dentes. Os níveis adequados de vitamina D também estão ligados com a prevenção de demência, diabetes tipo 2 e risco de morte prematura.

Fonte de micronutrientes

As pequenas quantidades de nutrientes ajudam a manter o sistema imunológico saudável. Os cogumelos são uma das melhores fontes de selénio, que ajuda o corpo a produzir os antioxidantes que podem reduzir os danos celulares.

Fonte de vitaminas B

Os cogumelos são uma boa fonte de vitaminas B2, B3, B5 e B9, esta última também conhecida como folato. As vitaminas B são essenciais para o crescimento e a formação celular. Isso significa que cabelo, pele e unhas podem tornar-se mais saudáveis, assim como o cérebro e o coração.

Aumento de cálcio e potássio

Um estudo recente feito pela Mayo Clinic, EUA, mostrou que adicionar mais cálcio e potássio na dieta pode evitar a formação e a recorrência de cálculos renais.

Como usar cogumelos na dieta

O cogumelo mais conhecido talvez seja o champignon. Mas existem milhares de variedades de cogumelos em diversos formatos, tamanhos e cores. Cogumelos crescem na natureza, mas as variedades mais seguras podem ser difíceis de identificar, portanto é melhor optar pelas variedades cultivadas pelos produtores, vendidas em lojas e supermercados.

O sabor e a textura variam de cogumelo para cogumelo. Os cogumelos champignon apresentam um sabor mais leve e uma textura mais suave em relação aos cogumelos shiitake, que são mais firmes e apresentam um sabor mais terroso. Os cogumelos enlatados e frescos apresentam benefícios para a saúde, sendo que os cogumelos frescos têm texturas diferentes.

Uma característica marcante dos cogumelos é que eles acrescentam umami aos pratos. O umami é frequentemente considerado o quinto sabor básico, juntamente com doce, azedo, salgado e amargo. Este sabor, semelhante ao sabor que encontramos num caldo, permite ser uma ótima alternativa à carne. Experimente substituir um quarto ou metade da carne numa receita por cogumelos picados. Acrescente cogumelos numa variedade de pratos, como sopas, saladas, ensopados e massas.

Antes de usar os cogumelos crus ou antes de os preparar para cozinhar, limpe-os delicadamente com água corrente para tirar a terra ou use uma toalha de papel húmido.