Comissão Europeia disponibiliza 10 milhões de euros para investigação sobre coronavírus

Cientistas dispõem até 12 de fevereiro para apresentarem projetos de investigação sobre o novo coronavírus. A Comissão Europeia vai disponibilizar 10 milhões de euros do programa Horizonte 2020.

Edifício da Comissão Europeia em Bruxelas
Edifício da Comissão Europeia em Bruxelas. Foto: ©Rosa Pinto

A Comissão Europeia anunciou que irá disponibilizar 10 milhões de euros do programa de investigação e inovação, Horizonte 2020, para apoiar a investigação sobre a doença provocada pelo novo coronavírus e para isso lançou um convite aos cientistas.

Os projetos de investigação a financiar devem aumentar o nosso conhecimento sobre a epidemia do novo coronavírus, e contribuir para uma gestão clínica mais eficiente dos doentes infetados com o vírus, bem como para melhorar o estado de prontidão e a capacidade de resposta das autoridades de saúde pública.

Mariya Gabriel, Comissária para Inovação, investigação, Cultura, Educação e Juventude, referiu: “Estamos a trabalhar para mitigar as consequências de uma possível maior disseminação do surto de coronavírus na União Europeia”. Agora, acrescentou a Comissária, “após o progresso feito nos últimos anos, nos nossos centros de supercomputadores estamos prontos para ajudar os investigadores no seu trabalho para desenvolver novos tratamentos e vacinas. Poderemos proteger melhor o público e lidar com mais efetivamente com os surtos atuais e futuros”.

Por sua vez, Stella Kyriakides, Comissária de Saúde e Segurança Alimentar, acrescentou:“ Precisamos ver uma resposta multifacetada da UE ao coronavírus e a investigação é uma parte essencial disso para que possamos saber mais sobre o vírus e assim melhor direcionar nossas medidas de prevenção e garantir melhores cuidados aos cidadãos”.

O financiamento agora disponibilizado deverá apoiar 2 a 4 projetos de investigação, para isso os cientistas devem apresentar a candidatura até 12 de fevereiro para permitir que o trabalho de investigação comece o mais rápido possível.

A Comissão Europeia indicou que está trabalhando em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde e outros atores internacionais para garantir uma resposta eficiente e coordenada ao surto de coronavírus.