Comissão Europeia lança campanha “Cultura da Europa – perto de si”

A campanha "Cultura da Europa - perto de si" pretende promover a redescoberta dos tesouros naturais e culturais existentes nos países da União Europeia. Com a iniciativa a Comissão Europeia pretende incentivar o turismo interno entre os europeus.

Comissão Europeia lança campanha
Comissão Europeia lança campanha "Cultura da Europa - perto de si". Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia lançou a campanha “Europa da cultura – perto de si“, focada no turismo cultural sustentável. Através dos media digital as iniciativas culturais em toda a Europa, vão promover a redescoberta dos múltiplos tesouros na Europa, Tesouros naturais como culturais.

Mariya Gabriel, comissária para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, referiu: “Neste verão, estaremos mais perto de casa durante as férias, mas isso não significa que não possamos ter passar um tempo agradável. Na Europa, temos uma riqueza de locais naturais e culturais para visitar. Tudo está à nossa porta, pronto para ser descoberto”.

“Hoje, estou feliz ao lançar a “Cultura da Europa – perto de si” para ajudar os europeus a descobrir a beleza e a riqueza de lugares próximos das suas habitações, de maneira segura e sustentável” disse a Comissária.

O surto de coronavírus teve um grande impacto, não apenas na saúde e bem-estar dos europeus, mas também no setor de turismo da União Europeia. A riqueza e diversidade cultural e o património da Europa desempenha um papel significativo, uma vez que o turismo cultural representa cerca de 40% do turismo na União Europeia.

É esperado que o plano de recuperação do setor do turismo, apresentado pela Comissão Europeia, em 13 de maio, venha a dar um novo impulso ao setor do turismo enquanto importante ramo da economia europeia.

A Comissão Europeia desenvolveu uma plataforma web dedicada com um mapa interativo desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação que vai ajudar as pessoas a planear com confiança as viagens e férias para o verão e para depois do verão.