Como ajudar a evitar a formação de cálculos renais

Prevenir o formação de cálculos renais é possível através de uma dieta adequada. Frutas e vegetais com alto teor de água, como o pepino, o tomate e a melancia, possuem elementos que são inibidores naturais da formação de cálculos.

Como ajudar a evitar a formação de cálculos renais
Como ajudar a evitar a formação de cálculos renais. Foto: © Rosa Pinto

Uma em cada dez pessoas poderá vir a ter um cálculo renal ao longo da vida. Os cálculos renais para além de serem dolorosos, também podem levar a sérias complicações de saúde que podem exigir hospitalização ou mesmo cirurgia.

Ivan Porter, nefrologista na Mayo Clinic, EUA, esclareceu que é possível evitar os cálculos renais e que essa prevenção passa por comer os alimentos certos. Para o nefrologista “o mais importante, quando pensamos em cálculos renais, é a prevenção”.

Um plano sólido de prevenção deverá inclui os alimentos envolvidos na dieta alimentar. Ivan Porter esclareceu que as frutas e vegetais com alto teor de água, como o pepino, o tomate e a melancia, também possuem citrato natural, “elementos que são inibidores naturais da formação de cálculos e podem fazer parte de um plano de prevenção de cálculos para ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”.

“Sabemos que as fontes de proteína animal estão diretamente associadas a um maior risco de formação de cálculos. Uma maneira de evitar ainda mais a produção de cálculos talvez seja limitar o consumo de carne a uma pequena quantidade,” afirmou Ivan Porter.

Mas o nefrologista esclareceu que também há certos alimentos com alto teor de oxalato, como o espinafre e o ruibarbo, que devem ser restringidos.

“Muitas folhas verdes que realmente são boas para a saúde podem ter um impacto negativo sobre os cálculos. E uma maneira para combater esse efeito pode ser através da ingestão de um pouco de cálcio na dieta juntamente com estas refeições. Portanto, adicionar um pouco de queijo por cima do espinafre pode ser uma boa ideia”, esclareceu nefrologista Ivan Porter.